Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.9/1024
Título: Arrefecimento exsicante-evaporativo assistido por energia solar: Resultados obtidos com a UTA instalada no DER/INETI
Autor: Macau, J.
Ferreira, P.
Rodrigues, R.
Mendes, J. Farinha
Palavras-chave: Unidade de tratamento de ar
Processo exsicante-evaporativo
Energia solar
Fracção solar
Data: Abr-2009
Citação: Macau, J.; Ferreira, P.; Rodrigues, R.; Mendes, J. Farinha. Arrefecimento exsicante-evaporativo assistido por energia solar: Resultados obtidos com a UTA instalada no DER/INETI. In: Actas da Conferência CLIMAMED’09 - Congresso Mediterrâneo de Climatização, Lisboa, Abril, 2009, 17p.
Resumo: O Departamento de Energias Renováveis do INETI tem em funcionamento, desde 1999 uma UTA - Unidade de Tratamento de Ar que foi instalada no âmbito de um projecto Europeu (CODEC Project) para demonstração da tecnologia exsicante-evaporativa assistida por energia solar. Recentemente foram introduzidas alterações na configuração da UTA, como seja a introdução de um humidificador na secção de admissão de ar com a subsequente modificação do esquema de controlo, desde o Verão de 2008, para, sem sacrificar as condições de conforto, limitar o tempo de funcionamento da bomba de calor que dá apoio ao sistema quando em modo de arrefecimento. Para além da descrição dos componentes principais, modos de operação e alterações introduzidas, neste trabalho são apresentados e analisados os resultados obtidos nesta nova fase de funcionamento da UTA, depois da introdução daquelas modificações, para concluir acerca do interesse da solução adoptada.
URI: http://hdl.handle.net/10400.9/1024
Aparece nas colecções:ES - Comunicações em actas de encontros científicos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Arefecimentoexsict.pdf879,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.