Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.9/1174
Título: MOS – “Model Output Statistics” – Aplicação da metodologia para correcção das previsões de vento obtidas para Portugal Continental
Autor: Marujo, R.
Estanqueiro, Ana
Pires, C.
Palavras-chave: Energia Eólica
Previsão do vento
Modelos Estatisticos
MOS
Data: Mar-2010
Citação: Marujo, R.; Costa, P.; Pires, C. MOS – “Model Output Statistics” – Aplicação da metodologia para correcção das previsões de vento obtidas para Portugal Continental. In: XXXI Jornadas da Associação Espanhola de Meteorologia, Sevilha, Espanha, 1-3 Março, 2010, 6pp.
Resumo: A previsão do vento com exactidão é actualmente uma ferramenta necessário para a análise do potencial e estimativa de produção de energia eólica. Apesar do progresso significativo nos modelos de previsão meteorológica, os modelos apresentam erros sistemáticos que podem ser corrigidos com a aplicação de modelos estatísticos, lineares ou não, a partir das estatísticas acumuladas de um certo modelo de previsão. Esses modelos correctivos têm o nome genérico de MOS (Model Output Statistics) que têm como base o uso de regressões multilineares. Neste estudo, realizaram-se previsões MOS para as 24, 48 e 72 horas, para as componentes horizontais do vento, assim como, para o prazo de previsão de 36 horas, nas 61 estações da rede do Instituto de Meteorologia Português. Os resultados mostram uma melhoria do erro médio quadrático na ordem de 80% na previsão, sendo menos significativa com o aumento do prazo de previsão.
URI: http://hdl.handle.net/10400.9/1174
Aparece nas colecções:EOL - Comunicações em actas de encontros científicos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RMarujo_ PCosta_AEstanqueiro_CPires(AME2010)_MOS – Model Out.pdf878,45 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.