Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.9/1175
Título: Impacte da assimilação de dados de vento provenientes de satélite em ambiente offshore: caso de estudo da Berlenga
Autor: Fernandes, Miguel
Costa, P.
Estanqueiro, Ana
Palavras-chave: Energia Eólica
Dados Vento
Offshore
Berlengas
Data: Mar-2010
Citação: Fernandes, M.; Costa, P.; Estanqueiro, A. Impacte da assimilação de dados de vento provenientes de satélite em ambiente offshore: caso de estudo da Berlenga. In: XXXI Jornadas da Associação Espanhola de Meteorologia, Sevilha, Espanha, 1-3 Março, 2010, 6p.
Resumo: Com o acentuado desenvolvimento da capacidade de produção de energia eólica onshore, onde Portugal já excede,actualmente, 3500 MW de capacidade instalada, é de esperar que este número ascenda a patamares muito elevados, tendo em conta os objectivos ambiciosos que a União Europeia planeia para o sector até 2020, prevendo-se que, em 2013, Portugal atinja a meta dos 5100M de capacidade instalada. No entanto, o recurso eólico onshore nacional não é infinito, tendo o LNEG já estimado uma meta nacional para a capacidade eólica sustentável onshore para Portugal Continental de, aproximadamente, 6000MW [1], capacidade só ultrapassável com a libertação de região actualmente protegidas ambientalmente de forma severa, bem como com a introdução de impactos naõ desprezáveis sobre as populações, que seria desejável evitar. Desta forma, e para um horizonte temporal além de 2013, há que fomentar e redireccionar as oportunidades de investimento do sector para outro nicho de mercado que se espera emergente, e que é o aproveitamento da energia eólica offshore que o País dispõe [2].
URI: http://hdl.handle.net/10400.9/1175
Aparece nas colecções:EOL - Comunicações em actas de encontros científicos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AME_PCosta_MFernandes_vfinal.pdf426,59 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.