Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.9/1459
Título: Processamento de Concentrados de Titanomagnetite : transformações Ocorrendo na Oxidação e Redução: Parte I – Oxidação
Autor: Mayor-Gonzalez, Luis
Coelho, Manuel Caldeira
Data: 29-Ago-2011
Citação: Mayor-Gonzalez, L.; Coelho, M. C. Processamento de Concentrados de Titanomagnetite : transformações Ocorrendo na Oxidação e Redução: Parte I – Oxidação. In: 6º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, Maputo, Moçambique, 29 Agosto- 2 Setembro 2011, 10 p.
Resumo: Trabalhos anteriores propuseram valorizar concentrados de titanomagnetite por peletização, pre-redução em forno rotativo e forno eléctrico de redução. A peletização permite menor arraste de finos pelos gases, melhores resistência mecânica e reducibilidade dos peletes pela oxidação das fases iniciais, elevando a metalização para igual tempo de residência na pre-redução. Trabalhos revistos, de termodinâmica e mecanismos, apontam como reacções principais a oxidação de magnetite a hematite, de ulvospinela a ilmenite e hematite e, sobretudo, de ilmenite a hematite e rútilo. O estudo confirmou estas ocorrências por termogravimetria, DRX e microscopia óptica e electrónica, detalhando alguns aspectos que permitem melhor compreensão e modelação das reacções. O estudo discute ainda, i.a., as variações de massa e de resistência associadas a estas reacções.
URI: http://hdl.handle.net/10400.9/1459
Aparece nas colecções:UEP - Comunicações em actas de encontros científicos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CLME201PARTEI.pdf2,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.