Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.9/1460
Título: Processamento de Concentrados de Titanomagnetite : transformações Ocorrendo na Oxidação e Redução: Parte II – Redução
Autor: Mayor-Gonzalez, Luís
Coelho, Manuel Caldeira
Data: 29-Ago-2011
Citação: Mayor-Gonzalez, L.; Coelho, M. C. Processamento de Concentrados de Titanomagnetite : transformações Ocorrendo na Oxidação e Redução: Parte II – Redução. In: 6º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, Maputo, Moçambique, 29 Agosto- 2 Setembro 2011, 10 p.
Resumo: A pré-redução de peletes visa poupar energia e suavizar a operação no forno eléctrico de redução. Simula-se a pre-redução com carvão usando mistura CO/N2. Peletes de concentrados de titanomagnetite, a vários níveis de conversão, estudaram-se por DRX e microscopia em secções polidas. A difracção mostra que há fases que desaparecem (rútilo inicial, pseudobrookite, hematite), intermédias (magnetite, wustite, ulvospinela e ilmenite), e finais (rútilo e ferro metálico). Fases e transformações descrevem-se por diagramas ternários. A microscopia mostra, na ex-magnetite I, reconstituir-se uma ilmenite com bordos irregulares e ilhas de rútilo e hematite; ferro metálico surge a 30% de conversão, expandindo-se até 60 % por redução da restante wustite e ulvospinela. Ilmenite lamelar e granular (ex-primária), reduzem-se depois, mostrando-se zonada a 70% de conversão.
URI: http://hdl.handle.net/10400.9/1460
Aparece nas colecções:UEP - Comunicações em actas de encontros científicos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CLME201PARTEIIFinal.pdf2,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.