Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.9/1553
Título: Contribuições computacionais para o projecto de edifícios confortáveis
Autor: Graça, João Mariz
Palavras-chave: Arquitectura
Conforto
Acústica
Térmica
Concepção arquitectónica
Sustentabilidade
Simulação Energética
Regulamentação
Data de Defesa: 2012
Citação: Graça, João Gabriel Reis de Mariz. Contribuições computacionais para o projecto de edifícios confortáveis. Lisboa: UTL - Instituto Superior Técnico, 2012, 187p.
Resumo: O presente trabalho representa um contributo para que a tomada de decisões de projecto possa ocorrer através do processamento de um cada vez maior número de conhecimentos e de forma integrada. Deste modo os arquitectos empenhados em funções de projecto poderão igualmente beneficiar do grande desenvolvimento que o conhecimento científico das ciências relacionadas com o Conforto Térmico e Acústico dos edifícios tem beneficiado nos últimos anos. As variáveis do Conforto Térmico e Acústico, enquanto experiências emocionais que dependem de apreciações de agradabilidade, são as mesmas realidades poéticas que uma determinada forma de ver a arquitectura trata como atributos de definição da atmosfera da arquitectura. Esta forma de ver a arquitectura moderna baseia-se, entre outras fontes, na obra do arquitecto suíço Peter Zumthor. Tirando-se partido das capacidades da linguagem PROLOG, uma linguagem com características declarativas e não-determinísticas que permite a representação computacional de conhecimento, mas que no caso particular escolhido (SWI-PROLOG) tem associada um módulo (XPCE) que integra os conceitos de programação orientada por objectos, foi possível desenvolver o protótipo de um sistema constituído por diferentes módulos que interagem entre si e que permitirão ao arquitecto aumentar de forma significativa o número de variáveis, relacionadas com o conforto, equacionadas durante o processo de concepção de edifícios. Para ilustrar o trabalho desenvolvido apresenta-se um estudo de caso, relativo a um projecto desenvolvido pelo autor em colaboração com o Arq.Henrique Tavares Chicó, e que se refere a um concurso de ideias para uma Escola Secundária na Quinta do Perú, no concelho de Sesimbra. Como conclusões do trabalho referem-se, entre outras, as contribuições possibilitadas pela abordagem prosseguida para que a concepção arquitectónica possa beneficiar de avaliações de conforto realizadas de uma forma adequada do ponto de vista cognitivo e célere, pese embora a sua elevada complexidade.
Descrição: Tese aprovada em provas públicas para obtenção do Grau de Doutor em Arquitectura, pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.9/1553
Aparece nas colecções:UEAC - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
JoaoMarizGraca_Tese_Doutoramento.pdf11,76 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.