Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.9/1594
Título: Valorização de placas de circuito impresso por hidrometalurgia
Autor: Oliveira, Paula C.
Palavras-chave: Reciclagem
Valorização
Hidrometalurgia
Fragmentação
Lexiviação
Extracção por solventes
Cobre
Ácido nítrico
Data de Defesa: 2012
Citação: Oliveira, Paula Cristina Filipe de. Valorização de placas de circuito impresso por hidrometalurgia. Lisboa: IST, 2012.
Resumo: Este trabalho consistiu no desenvolvimento de um processo de valorização de placas de circuito impresso (PCI's) em fim de vida, por hidrometalurgia, tendo como objectivo recuperar o cobre, metal que existe em maior concentração na sua composição. As PCI's são componentes importantes dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) devido não só ao valor dos materiais que as compõem mas também à toxicidade de alguns dos seus constituintes. A reciclagem deste resíduo possibilita a recuperação dos materiais aí contidos nomeadamente os da fracção metálica, com os benefícios económicos subjacentes, evitando os problemas e custos associados à deposição em aterro e contribuindo para a preservação dos recursos naturais. O processo de tratamento das PCI's consistiu na aplicação de tecnologias de natureza física e química, envolvendo várias etapas: fragmentação, lixiviação em meio nítrico, separação e purificação do cobre por extracção por solventes e recuperação do cobre por cristalização. Após tratamento físico, por fragmentação e crivagem do material obtido, procedeu-se à caracterização química das fracções, para determinar a composição elementar e a distribuição dos metais.O processo químico, que consistiu a parte principal deste trabalho, envolveu o estudo e optimização do processo de lixiviação em meio nítrico com vista a maximizar a recuperação do cobre. Foi estudada a influência de vários factores tais como a temperatura de lixiviação, concentração do lixiviante, relação líquido/sólido, agitação e granulometria do material, tendo-se verificado qua a temperatura e a concentração foram os factores mais significativos, obtendo-se rendimentos mais elevados para valores de temperatura e concentração do lixiviante maiores.
Descrição: Dissertação apresentada para obtenção do grau de Doutor em Engenharia do Ambiente, pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.9/1594
Aparece nas colecções:UPCS - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseDoutoramento_POliveira.pdf9,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.