Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.9/2176
Título: A hidrometalurgia na recuperação de metais contidos em resíduos ricos em zinco
Autor: Pedrosa, Fátima
Orientador: Margarido, F.
Nogueira, C. A.
Palavras-chave: Zinco
Manganês
Pilhas
Zn-MnO
Reciclagem
Hidrometalurgia
Lixiviação
Data de Defesa: 2013
Citação: Pedrosa, Fátima Maria Leal. A hidrometalurgia na recuperação de metais contidos em resíduos ricos em zinco. Lisboa : Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico, 2013, 323 p.
Resumo: Desenvolve-se um processo de lixiviação de poeiras siderúrgicas e de pilhas esgotadas do sistema electroquímico Zn-MnO2, para a recuperação de zinco e manganês. Na fase de caracterização físico-química verificou-se que ambos os resíduos têm elevados conteúdos metálicos, apresentando uma matriz química semelhante que justifica o desenvolvimento de um processo de reciclagem comum para os dois resíduos. As poeiras contêm 33% Zn, 21% Fe e 1,5% Mn, distribuídos entre as fases da zincite (ZnO) e da franklinite (ZnOFe2O3), e as pilhas 19% Zn, 7,5% Fe e 26% Mn, presentes na zincite, num óxido misto de zinco e manganês (ZnO.MnO2) e no óxido de manganês (IV) (MnO2). Do estudo sistemático da lixiviação do zinco em meio de ácido sulfúrico, conclui-se que em ambos os resíduos, o zinco na forma de zincite reage eficientemente, atingindo-se rendimentos de lixiviação totais usando concentrações de ácido próximas da estequiometria, à temperatura ambiente, com tempos de reacção reduzidos. Numa segunda fase, utilizando condições mais drásticas, recupera-se o zinco da franklinite (poeiras) e o manganês das pilhas. O estudo cinético da lixiviação da franklinite permitiu concluir que o processo é controlado pelo passo químico, enquanto no caso do MnO2 das pilhas existe um processo de controlo reaccional misto.
Descrição: Tese submetida à Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico e aprovada em provas públicas para a obtenção do Grau de Doutor em Engenharia do Ambiente.
URI: http://hdl.handle.net/10400.9/2176
Aparece nas colecções:UEE - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseDoutoramento_FPedrosa.pdf18,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.