Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.9/2470
Título: Avaliação económica de centrais eólicas e fotovoltaicas em Portugal Continental: Análise de sensibilidade
Autor: Garcia, Geuffer
Orientador: Estanqueiro, Ana
Palavras-chave: Avaliação económica
Análise de sensibilidade
Cenários de evolução económica 
Tarifa bonificada
Mapeamento de custos normalizado de energia (LCOE)
Economic evaluation
Sensitivity analysis
Scenarios of economic development
Feed-in tariff
Mapping of levelized cost of energy (LCOE)
Data de Defesa: 2013
Citação: Garcia, Geuffer Prado. Avaliação económica de centrais eólicas e fotovoltaicas em Portugal Continental: Análise de sensibilidade. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2013, 135 p.
Resumo: As Fontes de Energia Renovável (FER) podem ajudar a minorar as emissões das indústrias de energia, reduzindo assim o custo da electricidade e a dependência de combustíveis fósseis importados. Foram traçadas metas nacionais para FER ao incorporar programas de incentivo, nomeadamente a remuneração através de tarifas bonificadas, de forma a impulsionar o investimento nestas tecnologias. Mesmo com programas de incentivo, o investimento num projecto de FER pode não ter a rentabilidade exigida pelos investidores. É de extrema importância a obtenção precisa de resultados de avaliação económica de centrais renováveis para garantir futuros investimentos, proporcionando um acréscimo de produção de energia limpa e visando um futuro mais sustentável. Neste trabalho, pretende-se levar a cabo os estudos de avaliação económica de grandes centrais eólicas e fotovoltaicas, com características técnicas e económico-financeiras típicas, utilizando as regras de remuneração impostas pela legislação portuguesa, numa perspectiva de demonstrar a adequação destas regras nos panoramas económico-financeiros presentes nos anos entre 2000 e 2020. Através da ferramenta de cálculo desenvolvida, são aqui estudadas futuras decisões políticas de redução da tarifa bonificada e o seu efeito na viabilidade económica de projectos existentes. Efectua-se o estudo de avaliação económica de futuros projectos, numa óptica de construção de cenários de evolução das FER em Portugal a médio/longo prazo. É igualmente obtido um mapeamento de custos normalizado de energia (LCOE) de centrais típicas fotovoltaicas, eólicas onshore e offshore (fixas e flutuantes) para Portugal Continental, com o objectivo de comparação e hierarquização dos seus custos nos melhores locais para as suas instalações. Os resultados obtidos permitem clarificar o peso que cada legislação em vigor tem nos resultados económicos de centrais eólicas e fotovoltaicas no território português. Dão também a noção do comportamento económico destas centrais ao longo dos anos, permitindo a construção de cenários de evolução da viabilidade económica a médio/longo prazo.
Descrição: Dissertação submetida à Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia da Energia e do Ambiente.
URI: http://hdl.handle.net/10400.9/2470
Aparece nas colecções:UAER - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese-Mestrado-Geuffer-Garcia.pdf7,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.