Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.9/2473
Título: CORINE Land Cover, conversão de valores de solo para valores de rugosidade e validação: Criação de um atlas para 10 e 20m
Autor: Segadães, João
Orientador: Estanqueiro, Ana
Palavras-chave: Energia eólica
Atlas
Recurso eólico
Portugal
Rugosidade
Data: 2013
Citação: Segadães, João. CORINE Land Cover, conversão de valores de solo para valores de rugosidade e validação: Criação de um atlas para 10 e 20m. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2013, 23 p.
Resumo: Para a realização deste projecto foi necessária a transformação de dados de solo da base dados CORINE Land Cover em valores de rugosidade e seguinte avaliação do recurso eólico, e uma posterior criação de um atlas para 20 metros e 10 metros, como tal foi feita a conversão do código da CORINE para valores de Rugosidade, lidos pelo programa Wasp. Para tal, foi convertido o mapa de Portugal em ArcGis, para grelha e depois para linhas de rugosidade. Posto isto através do Wasp Map Editor, juntou-se o mapa de orografia ao mapa de rugosidades para obter um mapa vectorial de input para o Wasp. Para fazer a avaliação através do Wasp, através dos dados de velocidade (anuais) de algumas estações, onde foram utilizados os valores de 40m da velocidade e da direcção do vento, para fazer um prognóstico a 20m com as ferramentas do Wasp. Uma vez feitos os prognósticos, foi feito um desvio através do valor observado na estação (tomado como real o valor observado nas estações). Posto isto foi possível ver os desvios no mapa da CORINE e numa Carta Militar e fazer a respectiva comparação e validação da CORINE. Partindo do mapa final da CORINE, foram criadas grelhas de recurso para um número de estações em Portugal, para que se pudesse criar um compósito (ou seja, um conjunto) de todas as grelhas e calcular parâmetros como o fluxo de potência incidente, NEP’S, e velocidade do vento, tanto para 10 como para 20m.
Descrição: Relatório de Estágio no âmbito da disciplina de Projecto do Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
URI: http://hdl.handle.net/10400.9/2473
Aparece nas colecções:UAER - Relatórios Técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RelatorioEstagio_João-Segadães.pdf1,67 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.