Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.9/397
Título: Contributos para a protecção dos recursos hídricos subterrâneos numa área agrícola com características semi-áridas em Portugal
Autor: Leitão, Teresa E.
Laranjeira, Isabel
Paralta, Eduardo
Cunha, Maria da Conceição
Palavras-chave: Recursos hídricos
Protecção do ambiente
Águas subterrâneas
Agricultura
Sustentabilidade
Regiões semi-áridas
Portugal
Data: 2007
Citação: Leitão, Teresa E. [et al.]. Contributos para a protecção dos recursos hídricos subterrâneos numa área agrícola com características semi-áridas em Portugal. In: II Conferência Internacional de Água em Regiões Áridas e Semi-Áridas, 9 a 12 Setembro 2007.
Resumo: Neste artigo apresenta-se uma breve síntese do projecto "Metodologias para um melhor planeamento e gestão do uso do solo agrícola atendendo à vulnerabilidade dos aquíferos à poluição difusa", em curso em Portugal entre Maio de 2005/2008, coordenado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, com a participação do Instituto de Ciências Agrárias e Mediterrânicas, do Instituto do Mar e do Instituto Superior Técnico. O objecto deste projecto enquadra-se nos propósitos mais vastos da Directiva-Quadro da Água (DQA) e da Directiva das Águas Subterrâneas, de alcançar o Bom estado das águas subterrâneas (definido na DQA) até 2015, através de um conjunto de actuações destinadas à protecção das massas de água e à redução gradual da poluição em massas de água já poluídas. Estes objectivos só serão alcançados através de medidas de gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos ao nível da bacia hidrográfica, onde as opções de uso e ocupação do solo tenham em consideração se os seus efeitos são compatíveis com os padrões de qualidade impostos para as características das águas subterrâneas de jusante. Nesse contexto, o objectivo global do projecto é estimular a utilização futura de culturas associadas a práticas agrícolas mais sustentáveis que possam contribuir para diminuir o risco de degradação da qualidade das águas subterrâneas atendendo, entre outros aspectos, à sua vulnerabilidade à poluição.
URI: http://hdl.handle.net/10400.9/397
Aparece nas colecções:HAS - Comunicações em actas de encontros científicos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
33378.pdf715,92 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.