Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.9/770
Título: Sistema solar para aquecimento ambiente e aquecimento de piscinas: uma solução promissora para climas do Sul da Europa
Autor: Carvalho, M. J.
Neves, Ana
Palavras-chave: Sistemas solares
Aquecimento ambiente
Aquecimento de piscinas
Data: Out-2006
Citação: Carvalho, M.J.; Neves, A. Sistema solar para aquecimento ambiente e aquecimento de piscinas: uma solução promissora para climas do Sul da Europa. In: CIES 2006 - XIII Congresso Ibérico e VIII Congresso Ibero-Americano de Energia Solar, Lisboa,Novembro 9-10, 2006. 10p.
Resumo: A avaliação do sistema apresentado neste trabalho foi focada em sistemas que podem fornecer água quente, aquecimento ambiente e aquecimento de piscinas, e que são projectados para climas do Sul da Europa, especialmente para habitações uni-familiares. Pelas características climáticas do Sul da Europa, o aquecimento ambiente é apenas necessário para um curto período do ano, sendo para esta avaliação considerado um período de seis meses para aquecimento ambiente e um período de seis meses para aquecimento de piscinas. Estes sistemas são actualmente utilizados por um mercado reduzido de pessoas, que estão a construir as suas casas como habitações uni-familiares e que desejam também usufruir das condições climáticas dos seus países, para o uso da energia solar. É comum que a integração de uma piscina seja também projectada e construída. A avaliação apresentada foi realizada considerando como sistema de referência um sistema do tipo “kit” com uma área de colector de 4m 2 e um depósito de 300 l. O sistema em avaliação oferece um serviço extra aquecimento ambiente e de piscinas e é constituído por um campo de colectores e por um depósito combinado, capaz de fornecer águas quentes sanitárias e aquecimento ambiente no período de Inverno e também aquecimento de piscinas no período de Verão. A avaliação realizada mostra que nos climas do Sul da Europa este sistema irá fornecer um serviço extra em comparação com os sistemas solares térmicos tradicionais, podendo também ser economicamente interessante.
URI: http://hdl.handle.net/10400.9/770
Aparece nas colecções:ES - Comunicações em actas de encontros científicos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIES2006_Artigo_MJC.pdf260,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.