Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.9/771
Título: Avaliação de desempenho de protótipo de secador solar passivo para tratamento de efluente de processo de dessalinização por destilação multi-efeito
Autor: Mendes, J. Farinha
Horta, P.
Pereira, M. Collares
Korovessis, N.
Palavras-chave: Wastewater treatment
Desalination
Tratamento de efluentes
Dessalinização
Data: Nov-2006
Citação: Mendes, J.Farinha [et al]. Avaliação de desempenho de protótipo de secador solar passivo para tratamento de efluente de processo de dessalinização por destilação multi-efeito. In: CIES 2006 - XIII Congresso Ibérico e VIII Congresso Ibero-Americano de Energia Solar, Lisboa, Novembro 9-10, 2006, Lisboa, 10p.
Resumo: O projecto AQUASOL-Enhanced Zero Discharge Seawater Desalination using Hybrid Solar Technology (EVK1-CT2001-00102) teve como principais objectivos a melhoria do desempenho económico e a minimização dos impactes ambientais associados a um processo de dessalinização por Destilação Multi-Efeito (MED)(Blanco et al, 2002). No âmbito do projecto, decorre o estudo de um secador solar passivo utilizado no tratamento do efluente produzido no processo de dessalinização, salmoura, através da sua concentração e/ou através da produção directa de sal a partir do efluente. Nesta etapa adicional do processo de dessalinização foi considerada não só a maior concentração do efluente relativamente à concentração da água marinha utilizada no processo MED, mas também a sua possível integração numa salina tradicional, com o potencial de substituir etapas intermédias da evaporação com vantagem face ao processo convencional de produção de sal marinho. Após um estudo das especificidades da produção de sal em Salinas tradicionais e do processo de evaporação de uma camada de salmoura, a construção e avaliação de cinco configurações distintas de um protótipo preliminar de secador solar passivo, permitiu o desenho final de um secador para a recuperação de sal a partir do efluente do processo MED (Collares Pereira et al, 2004), construido numa salina industrial na ilha de Lesvos (Grécia) (Collares Pereira et al, 2005). Neste artigo serão apresentados os primeiros resultados de operação do protótipo, bem como uma avaliação inicial do seu desempenho.
URI: http://hdl.handle.net/10400.9/771
Aparece nas colecções:ES - Comunicações em actas de encontros científicos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIES2006_PHorta.pdf427,72 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.