Freire, M.2009-11-172009-11-172008Freire, Marta Susana Marto. Valorização energética da fracção combustível dos resíduos de fragmentação automóvel: Estudo de cinzas. Lisboa: IST, 2008http://hdl.handle.net/10400.9/416Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais do Instituto Superior TécnicoNo presente trabalho é apresentada a caracterização físico-química de Resíduos de Fragmentação Automóvel bem como das cinzas obtidas através da sua combustão num sistema piloto de leito fluidizado. A composição e a lixiviação do combustível foram comparadas com as cinzas utilizando as três metodologias de lixiviação mais usadas: o método europeu EN 12457-2, o método americano US TCLP 1311 e o método de disponibilidade holandês EA NEN 7371. Os resultados obtidos revelaram que, além da lixiviação de matéria orgânica, sob condições ácidas a libertação de metais pesados da FCRFA pode constituir um sério problema pelo que a sua deposição em aterro deverá ser abandonada. As cinzas resultantes do processo de combustão de FCRFA apresentaram alguns níveis de lixiviação de metais, como por exemplo Cr, todavia a destruição do conteúdo orgânico, associada à diminuição das quantidades de resíduo a depositar em aterro, fazem do tratamento térmico uma opcção a considerar na gestão deste tipo de resíduos.porDeposição em Aterro SanitárioCinzasAutomobile Shredder ResidueFluidised bedLeachabilityHeavy metalsLandfillAshesResíduos de Fragmentação AutomóvelCombustão em Leito FluidizadoMetais PesadosLixiviaçãoCombustionValorização energética da fracção combustível dos resíduos de fragmentação automóvel: Estudo de cinzasmaster thesis