Browsing by Author "Franco, Alexandra"
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- A Corrosão em ImagensPublication . Simões, Alda; Sushkova, Alesia; Alves, Alexandra; Franco, Alexandra; Sá, Ana Isabel; Mata, Ana Leonor; Pereira, Ana Marisa; Vieira, Ana Soares; Carreira, André; Fróis, António; Franco, Carlos; Brites, Cármen; Louro, Cristina Santos; Godinho, Delfina; Nascimento, Filipe; Lopes, Helena; Martins, Inês Isabel; Alves, Isabel Nascimento; Silva, Joana Leal da; Santos, José António dos; Martins, José Inácio; Roseiro, J. Carlos; Côrte-Real, Leonor; Andrada, Luís; Pericão, Mafalda Sofia; Lemos, Manuel; Marques, Maria João; Plancha, Maria João; Santos, Maria Teresa; Gonçalves, Rita; Fontinha, Rute; Augusto, Sónia Nascimento; Páscoa, Soraia; Dias, Susana; Cunha Diamantino, Teresa; Paiva Luís, Teresa; Nunes, Vitor Manuel; Morozov, YegorPREFÁCIO: No vasto panorama da ciência dos materiais, Portugal, abriga uma comunidade multidisciplinar dedicada ao estudo da corrosão e da proteção de materiais. Neste contexto, as Jornadas de Corrosão e Proteção de Materiais nascem como um evento crucial, marcado pela sua natureza técnico-científica. Estas jornadas são um fórum de divulgação e de discussão dos resultados da investigação científica e do desenvolvimento tecnológico no domínio da corrosão e proteção de materiais. As jornadas são, assim, um ponto de encontro onde os corrosionistas se unem para discutir os novos desafios da corrosão e propor soluções que impulsionem o avanço nesta área essencial da ciência dos materiais. As Jornadas de Corrosão e Proteção de Materiais tiveram a primeira edição em 1998, organizadas pelo Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI). Desde então, oito edições enriqueceram o calendário técnico-científico, com as mais recentes organizadas pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) com o apoio da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) através da sua Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais (DTCPM). Esta parceria entre o LNEG e a DTCPM emerge pelos seus objetivos comuns, de promover o conhecimento, a divulgação e a colaboração entre as entidades do sistema científico e tecnológico e as empresas, no domínio da corrosão e proteção de materiais. Nas últimas edições das Jornadas introduziu-se um Concurso de Fotografia. Mas, porquê um concurso de fotografia numas Jornadas técnico-científicas? Uma fotografia tem o incrível poder de transcender palavras, transmitindo significados e emoções de maneiras que a linguagem muitas vezes não consegue. É uma combinação complexa de elementos visuais, emoções e significados que a tornam verdadeiramente especial. O concurso de fotografia tornou-se um marco destas Jornadas, impulsionado pelo crescente entusiasmo dos talentosos amadores e pela curiosidade de todos os participantes. Mais do que uma simples competição, este evento transformouse num elo emocional, conectando pessoas e estimulando uma troca de ideias diversificada sobre o modo de ver os fenómenos da corrosão. É uma celebração da criatividade, empatia e da riqueza de perspetivas que cada imagem pode oferecer. Neste contexto, surge este livro como uma narrativa visual que transcende as fronteiras da comunidade técnico-científica. Sentimos que era natural compartilhar com uma audiência mais ampla as fotografias que têm sido apresentadas nos concursos, documentando-as e elevando-as a outro patamar. Mais do que apenas apresentar um conjunto de fotografias, o nosso objetivo é convidá-los a contemplar a corrosão e a proteção de materiais com uma nova perspetiva, a mergulhar nos pormenores muitas vezes negligenciados e a descobrir a beleza oculta dos fenómenos de corrosão e degradação dos materiais.
- Fuel cell and hydrogen storage development for a wheel chairPublication . Rangel, C. M.; Silva, V.; Luz, Paulo P. da; Franco, Alexandra; Azevedo, F.; Bosukov, L.In this paper are presented, the recent advances of a demonstration project that focuses on the implementation of a hybrid system for a wheel chair incorporating a fuel cell and a metal hydride hydrogen storage system. Advantages regarding weight reduction and greater autonomy are emphasized, apart from the use of clean energy and the drastic reduction in charging time, when compared with the system before conversion.