Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Novos serviços laboratoriais de suporte na otimização de coletores solares térmicos: projeto LIFESOLAR - 2ª partePublication . Páscoa, Soraia; Cunha Diamantino, Teresa; Carvalho, Maria JoãoRESUMO: Portugal é um país com grande potancial de aproveitamento de energia solar térmica para aplicações domésticas e industriais. Estas aplicações podem ser utilizadas para produção de água quente, para aquecimento de piscimas, águas sanitárias ou para processos industriais a baixas (20-95ºC) e médias temperaturas (95ºC-250ºC) de funcionamento, podendo assim abranger diferentes tecnologias, desde coletores estacionários a coletores concentradores com seguimento. O território continental português é particularmente marcado pela extensa linha de costa que, juntamente com o elevado recurso solar, tem um forte impacto na durabilidade dos componentes dos coletores, quer sejam metálicos ou poliméricos, e no respetivo tempo de vida útil.
- Irradiância solar (global, direta e difusa) – metodologia de controlo de qualidade: aplicação a séries temporais medidas no LES/LNEG, LisboaPublication . Marques, Filipe; Páscoa, Soraia; Carvalho, Maria João; Cardoso, João P.RESUMO: A medida das componentes da radiação solar (global, direta e difusa) é muito importante na caracterização de sistemas solares e seus componentes (ex.: coletores solares) em laboratório. As normas de ensaio definem os requisitos necessários aos equipamentos utilizados para a realização das referidas medidas, mas não definem o controlo de qualidade dos dados. A necessidade de medir não só a componente global da radiação solar no plano do coletor, mas também a radiação direta e difusa, permite ao LES ser também detentor de uma base de dados útil noutras áreas de investigação de sistemas de conversão da radiação solar. Desenvolveu-se a aplicação, SIMONEAPP, que integra um controlo de qualidade seguindo o método QCRADv2. Quando aplicada ao período 2015-2018, permitiu identificar erros de medida de irradiância difusa decorrentes do uso de anel de sombreamento e outros erros de medida da irradiância previamente identificados durante a operação regular da estação meteorológica. No entanto, a metodologia assinalou potenciais erros entre os 2º e os 19º de altitude solar, cuja natureza será ainda necessário investigar.
- Coletores solares térmicos : evolução do comportamento térmico após diferentes períodos de exposição em ambientes com distintas corrosividadesPublication . Carvalho, Maria João; Páscoa, Soraia; Mexa, Nuno; Gonçalves, Rita; Correia, J.; Gano, António; Cunha Diamantino, TeresaRESUMO: Os coletores solares térmicos devem estar preparados para suportar condições ambientais adversas, como temperatura, humidade e irradiância ultravioleta elevada ou cargas de vento e neve, mas também outras influências, como os níveis de contaminantes como cloretos, dióxido de enxofre e óxidos de azoto, dependendo da localização geográfica. Num trabalho que se desenvolve desde 2012, têm sido estudados os efeitos destes contaminantes existentes no ambiente exterior e a sua penetração no interior dos coletores, assim como a evolução do comportamento térmico dos coletores quando expostos por períodos prolongados em ambientes com diferentes corrosividades. Neste trabalho apresentam-se os resultados para um período de três e cinco anos em dois locais com distintas corrosividades, Sines e Lisboa, observando-se que locais como Sines com um ambiente marítimo industrial tem impacto no comportamento térmico dos coletores expostos.
- Novos serviços laboratoriais de suporte na otimização de coletores solares térmicos: projeto LIFESOLAR - 1ª partePublication . Páscoa, Soraia; Cunha Diamantino, Teresa; Carvalho, Maria JoãoRESUMO: Portugal é um país com grande potancial de aproveitamento de energia solar térmica para aplicações domésticas e industriais. Estas aplicações podem ser utilizadas para produção de água quente, para aquecimento de piscimas, águas sanitárias ou para processos industriais a baixas (20-95ºC) e médias temperaturas (95ºC-250ºC) de funcionamento, podendo assim abranger diferentes tecnologias, desde coletores estacionários a coletores concentradores com seguimento. O território continental português é particularmente marcado pela extensa linha de costa que, juntamente com o elevado recurso solar, tem um forte impacto na durabilidade dos componentes dos coletores, quer sejam metálicos ou poliméricos, e no respetivo tempo de vida útil.