Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Contribuição para o conhecimento das argilas da Bobonaro Scaly Clay e suas potencialidades na região de Venilale, Timor LestePublication . Lisboa, Jose; Carvalho, Jorge; Oliveira, Álvaro; Carvalho, C.; Grade, JoséEfectuou-se o levantamento geológico de uma área de afloramento da formação Bobonaro Scaly Clay (Miocénico médio) em Venilale. A mineralogia das amostras revelou argilas constituídas por ilite, caulinite, quartzo e esmectite, por ordem decrescente de teores; em percentagem acessória ocorrem feldspato potássico, plagioclase, gesso e hematite. Não existem variações significativas na composição mineralógica das amostras. A natureza essencialmente es,ectítica destas argilas, referida noutros trabalhos, não se confirmou. A possibilidade de aplicação destas argilas em cerâmica estrutural è condicionada pela adição de areia, devido ao excessivo teor de esmectites. Considerando correcções várias ao cálculo de recursos, admite-se que estes deverão rondar os 9.000.000 m3, na área cartografada.
- Argilas de Timor Leste : contribuição para o seu conhecimentoPublication . Oliveira, Álvaro; Lisboa, Jose; Carvalho, C.; Grade, José; Carvalho, Jorge
- Cartografia temática e breve caracterização dos depósitos argilosos nos terraços fluviais de Aileu, Timor LestePublication . Lisboa, Jose; Carvalho, Jorge; Oliveira, Álvaro; Carvalho, C.; Grade, JoséEfectuou-se a cartografia litoestrutural dos depósitos argilosos nos terraços fluviais de Aileu (Timor Leste) e respectiva amostragem, com vista a uma primeira caracterização e avaliação das potencialidades daqueles depósitos. Estes constituem níveis de areia fina, silte e argila, de cor branca amarelada ou acizentada. As argilas amostradas são ilito-quartzo-cauliníticas com interestratificados de ilite-vermiculite em teores acessórios, ocorrendo também feldspato potássico. Os níveis argilosos têm estrutura tabular, estão confinados e nos locais onde não afloram, têm uma cobertura pouco espessa de terraço, com possibilidade de desmonte. Considerando algumas condicionantes, (espessura, a superfície ocupada pelos depósitos e perdas de rendimento), admite-se um volume para os recursos da ordem dos dois milhões de metros cúbicos. Estas argilas têm aptidão no sector da cerâmica do barro branco.
- Significado tectónico dos depósitos pliocénicos e plio-plistocénicos de Águeda-AnadiaPublication . Barra, António; Oliveira, Álvaro; Gomes, Alberto; Grade, José; Barbosa, Bernardo
- Aproveitamento industrial das areias pliocénicas da região de Pêga, Bidoeira de Cima, LeiriaPublication . Matias, R.; Oliveira, Álvaro; Grade, José; Pacheco, F.O presente trabalho apresenta os resultados da cartografia geológica, obtida essencialmente pela interpretação dos logs de 5 sondagens mecânicas levadas a efeito na região da Pêga (Bidoeira de Cima, concelho de Leiria), e os da caracterização litológica e granulométrica dos materiais arenosos recolhidos das carotes dessas mesmas sondagens. As areias amostradas e analisadas têm características granulométricas que permitem a sua aplicação nos vários sectores da construção civil, das obras públicas e inertes para betão. As reservas exploráveis rondam as 4.7 milhões de toneladas.