Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Diferenças na intensidade de alteração química de sedimentos Pliocénicos a norte e sul do MondegoPublication . Oliveira, Álvaro; Dinis, Pedro A.; Rocha, FernandoProcede-se a uma análise comparativa de características mineralógicas e geoquímicas (elementos maiores), usadas na definição de intensidade de altyeração química, de sedimentos pliocénicos colhidos na margem Atlântica a norte e sul do rio Mondego. Ainda que se note alguma influência da granulometria dos sedimentos nas características composicionais, as unidades a norte do Mondego revelam sempre alteração química menos intensa que as unidades a sul do Mondego. Estas diferenças justificam-se por proveniência distinta e não devem ter qualquer significado climático.
- Geochemistry and mineralogy of Pliocene clay deposits from West Portugal : provenance signals?Publication . Oliveira, Álvaro; Dinis, Pedro A.; Rocha, Fernando
- Terras raras nos sedimentos Pliocénicos entre os rios Vouga e Mondego (Portugal) = Rare earth elements in the Pliocene sediments between rivers Vouga and Mondego (Portugal)Publication . Oliveira, Álvaro; Dinis, Pedro A.; Santos, Rui Miguel P.; Rocha, FernandoA geoquímica de sedimentos argilosos do Pliocénico é usada para determinar as principais fases transportadoras de terras raras. Foram consideradas 3 fácies, associadas a sedimentação em planície de inundação e em pântano-lago, e dois sectores. A concentração de terras raras pesadas é substancialmente maior nos sedimentos de pântano-lago que nos de planície de inundação. Ainda que os minerais de argila integrem parte das terras raras, o xenótimo e a monazite são os principais minerais a transportar aqueles elementos. Outras fases (p. ex. matéria orgânica) em sedimentos de pântano-lago devem reter uma parte significativa das terras raras, em particular das terras raras pesadas. As concentrações de terras raras nos dois sectores não são muito diferentes, sugerindo que a proveniência era similar.
- Significado tectónico dos depósitos pliocénicos e plio-plistocénicos de Águeda-AnadiaPublication . Barra, António; Oliveira, Álvaro; Gomes, Alberto; Grade, José; Barbosa, Bernardo
- Aproveitamento industrial das areias pliocénicas da região de Pêga, Bidoeira de Cima, LeiriaPublication . Matias, R.; Oliveira, Álvaro; Grade, José; Pacheco, F.O presente trabalho apresenta os resultados da cartografia geológica, obtida essencialmente pela interpretação dos logs de 5 sondagens mecânicas levadas a efeito na região da Pêga (Bidoeira de Cima, concelho de Leiria), e os da caracterização litológica e granulométrica dos materiais arenosos recolhidos das carotes dessas mesmas sondagens. As areias amostradas e analisadas têm características granulométricas que permitem a sua aplicação nos vários sectores da construção civil, das obras públicas e inertes para betão. As reservas exploráveis rondam as 4.7 milhões de toneladas.