Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Organização tectonoestratigráfica do complexo parautóctone do NE de Portugal : uma propostaPublication . Rodrigues, J.; Ribeiro, António; Pereira, Eurico; Pinto de Meireles, Carlos AugustoCom base em características geométricas e estratigráficas apresenta-se, para o NE de Portugal, uma divisão interna no Complexo Parautóctone: o Parautóctone Inferior está estruturado num conjunto interno de acidentes inversos imbricados envolvendo unidades silúrico-devónicas; o Parautóctone Superior apresenta macrogeometrias do tipo manto-dobra, com flancos inversos que podem apresentar mais de 10 km de extensão e unidades com possível idade ordovícica no núcleo de grandes anticlinais deitados e vergentes para E a SE.
- Interesse patrimonial dos aspectos geológicos e geomorfológicos da região de Aveleda-Baçal, Parque Natural de Montesinho, NE de PortugalPublication . Pinto de Meireles, Carlos Augusto; Pereira, Diamantino Ínsua; Alves, Maria Isabel C.; Pereira, P.O Parque Natural de Montesinho (PNM) fica situado no Nordeste de Portugal, abrange a parte norte dos concelhos de Vinhais e Bragança e engloba as serras da Coroa e Montesinho. Geologicamente o PNM situa-se nas unidades autóctones da Zona Centro Ibérica e nas unidades parautóctones e alóctones da Zona Galiza-Trás-os-Montes. Nesta primeira abordagem acerca do Património Geológico do PNM, faz-se a análise da região situada entre Aveleda e Baçal, cuja clareza das formas de relevo e a definição das relações com a geologia e com a tectónica, no seio de uma área protegida, são razões para a sua valorização. Assim, no presente trabalho descrevem-se e interpretam-se os aspectos geomorfológicos desta região. A partir de locais de observação estabelecidos é possível constatar que a região de Aveleda-Baçal corresponde ao bloco abatido de um graben controlado por falhas de orientação NNE-SSW, com destaque para a falha de Portelo que origina uma escarpa pelo soerguimento do bloco ocidental e abatimento a leste. No bloco ocidental deste acidente tectónico estão representados restos de uma superfície de aplanamento a cotas superiores a 900 metros (superfície de Espinhosela) e para norte a serra de Montesinho (1481 m), um bloco mais elevado de topos relativamente aplanados.
- Contribuição para a valorização e divulgação do património geológico com recurso a painéis interpretativos : exemplos em áreas protegidas do NE de PortugalPublication . Dias, G.; Brilha, José Bernardo; Alves, Maria Isabel C.; Pereira, Diamantino Ínsua; Ferreira, Narciso; Meireles, Carlos; Pereira, P.; Simões, P. P.
- Inventariação e caracterização do património geológico na área do Parque Natural de Montesinho, NE de Portugal : contributo para o plano de ordenamentoPublication . Pinto de Meireles, Carlos Augusto; Pereira, Diamantino Ínsua; Alves, Maria Isabel C.; Pereira, P.