Loading...
Research Project
Integrating National Research Agendas on Solar Heat for Industrial Processes
Funder
Authors
Publications
Análise do comportamento de lentes em vidro de sílica perante a utilização de radiação solar concentrada
Publication . De Almeida, G.; Guerra Rosa, L.; Pereira, J.C.G.; Bravo Gonzalo, I.; Franco, P.; Fernandes, J.C.; González-Aguilar, J.
RESUMO: Este trabalho descreve os ensaios realizados com um simulador laboratorial de radiação solar concentrada com o objectivo de avaliar o comportamento de lentes em vidro de sílica quando sujeitas a elevados fluxos de radiação, e permitiu comparar o seu comportamento com o que foi demonstrado por lentes idênticas, mas fabricadas em vidro de borossilicato (BK-7) cujo preço é muito inferior. Os ensaios de irradiação das lentes atingiram durações de 60 minutos, durante os quais se procedeu à monitorização contínua da potência da radiação aplicada sobre cada lente e da temperatura nela gerada. Todas as lentes em vidro de sílica se comportaram bem, mas o mesmo não ocorreu com as lentes em vidro de borossilicato. No trabalho é aventada a hipótese de o comportamento negativo registado nas lentes em borossilicato ser provocado pelo facto de se ter usado a radiação emitida por uma lâmpada de arco de xénon que pode conter comprimentos de onda que estão ausentes na radiação solar, pelo que é proposto que nos futuros testes não se use um simulador de radiação solar.
Projeto SHIP
Publication . Eusébio, T.R.; Osório, Tiago; Horta, Pedro
RESUMO: O calor solar para processos industriais (SHIP) tem-se apresentado como um nicho de crescimento da capacidade instalada de solar térmico a nível mundial e pelo menos 741 sistemas, totalizando uma área de coletores de 662 648 m2 (567 MWth), encontravam-se em operação no final de 2018, dos quais 108 foram novos sistemas que começaram a operar durante esse ano. Em Portugal, para além de casos pontuais de pequenos sistemas de baixa temperatura essencialmente para produção de águas quentes sanitárias, o calor de processo solar é praticamente inexistente. O projeto SHIP – Solar Heat for Industrial Processes (P2020) – teve como principal objetivo desenvolver e demonstrar, na empresa KEMET Electronics Portugal S.A., em Évora, um sistema de integração direta de tecnologias solares térmicas de média temperatura, testando e validando-o e garantindo assim a sua aproximação ao mercado.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
European Commission
Funding programme
H2020
Funding Award Number
731287