Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Macroestrutura varisca do Arco da Garraia, Santa Comba, Murça, NE de Portugal

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Rodrigues_28627CD_C74.pdf110.2 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

A unidade quartzítica que constitui os relevos residuais das serras da Garraia e Santa Comba forma uma macrodobra de 1ª fase varisca que apresenta um flanco inverso com mais de 10 km de extensão e importante variação da direcção das charneiras do dobramento. A cartografia dessa variação evidencia uma importante estrutura arqueada, agora designada por arco da Garraia - Santa Comba. A caracterização geométrica desta estrutura juntamente com os dados do único achado fóssil neste sector fazem com que não se exclua uma idade ordovícica para a unidade aflorante no núcleo desse anticlinal deitado e vergente para E a ESE.

Descrição

Palavras-chave

Estrutura geológica Orogenia Varisca Serra da Garraia (Concelho de Murça, Portugal) Serra de Santa Comba (Concelho de Mirandela, Portugal) Murça (Portugal) Portugal (Noroeste)

Contexto Educativo

Citação

Rodrigues, J.; Ribeiro, António; Pereira, Eurico - Macroestrutura varisca do Arco da Garraia, Santa Comba, Murça, NE de Portugal. In: VI Congresso Nacional de Geologia, Monte de Caparica, 4 a 6 de Junho de 2003 : [Comunicações]. Monte de Caparica : Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2003, CD-ROM, p. C74-C75

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo