Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

A Rota da Pirite, uma rede de sítios geológicos e mineiros dedicada ao património e história da Faixa Piritosa Ibérica

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
34428.pdf454.2 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

A Faixa Piritosa Ibérica é uma região mineira europeia marcada pela exploração de jazigos de pirite, de óxidos de Mn e Fe e de filões de Cu, Sb, Pb e Ba. Esta actividade extractiva largamente desenvolvida desde a Era romana reflecte-se num valioso património mineiro e geológico. A Rota da Pirite, integrada no projecto Ibero-americano RUMYS, é representada em Portugal pelas minas de São Domingos, Aljustrel, Lousal, Caveira e Cova dos Mouros, assumindo-se como um novo cluster de turismo cultura do Alentejo, localmente apoiado por vários núcleos museológicos e painéis de percurso.

Descrição

Palavras-chave

Património geológico Património mineiro Reabilitação ambiental Minas de pirite Faixa Piritosa Ibérica Minas de S. Domingos (Concelho de Mértola, Portugal) Minas de Aljustrel (Portugal) Minas do Lousal (Portugal) Mina da Caveira (Concelho de Grândola, Portugal) Parque Mineiro da Cova dos Mouros (Portugal)

Contexto Educativo

Citação

Matos, João Xavier; Pereira, Zélia; Oliveira, José Tomás - A Rota da Pirite, uma rede de sítios geológicos e mineiros dedicada ao património e história da Faixa Piritosa Ibérica. In: VIII Congresso Nacional de Geologia, Braga, 12-14 Julho 2010

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo