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Abstract(s)
Este artigo3 aborda a aglomeração de novas empresas de biotecnologia em torno de núcleos de produção de conhecimento, centrando-se no papel das redes sociais no acesso ao conhecimento científico e tecnológico. A abordagem toma em consideração o impacto de várias formas de proximidade – geográfica, social, cognitiva e organizacional – no desenvolvimento de relações chave e na sua utilização para obter conhecimento científico e tecnológico. Tal permite aferir a importância relativa de fontes de conhecimento próximas e distantes e explicar as decisões tomadas pelos empreendedores em termos de mobilização das redes que lhes dão acesso. Na exploração empírica recorre-se a uma metodologia para reconstruir as redes sociais e medir os diferentes tipos de proximidade.
Description
Keywords
Empresas baseadas na ciência Redes sociais Acesso ao conhecimento Proximidade Biotecnologia
Citation
Fontes, M.; Sousa, C.; Videira, P. Redes sociais e empreendedorismo em biotecnologia : o processo de clusterização em torno de núcleos regionais de produção de conhecimento. In: Finisterra, 2009, XLIV, 88, p. 95-116