Repository logo
 
Publication

Atividades práticas em manuais de ciências naturais do 3.º ciclo

dc.contributor.authorFrancisco Ramos Pires, Estefânia
dc.contributor.authorGomes, C.
dc.contributor.authorP. Correia, Gina
dc.contributor.authorPereira, A.
dc.contributor.authorAbrantes, Isabel
dc.date.accessioned2022-03-14T12:39:08Z
dc.date.available2022-03-14T12:39:08Z
dc.date.issued2020-08
dc.description.abstractRESUMO: As atividades práticas (AP) são uma estratégia no ensino e apren dizagem das ciências. Neste estudo apresentam-se os resultados da avaliação de AP incluídas em 5 manuais escolares (ME) de Ciências Naturais do 8º ano, do sistema de ensino português. Para o subdomínio “Gestão sustentável dos recursos” formulou-se a questão-problema: Tendo em conta as orientações dos documentos curriculares oficiais (DCO), será que as AP nos ME estão associadas ao desenvolvimento da literacia científica no âmbito de uma Educação para a Sustentabilidade (ES)? Definiram-se os objetivos: conhecer a frequência das AP propostas, por objetivos e ME; identificar a distribuição das AP em função da tipologia; aferir se existe predominância de uma tipologia de AP; estabelecer uma relação entre as AP que prevalecem e os DCO. A análise dos resultados permitiu concluir que existe uma diversidade de AP, em número e tipologia, mas nem sempre estão de acordo com as propostas dos DCO.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Practical activities (PA) are a privileged strategy in teaching and learning of sciences. This study presents the results obtained from the assessment of the PA in 5 Natural Sciences Textbooks (ST) of the 8th grade. For the sub-domain "Sustainable management of resources" was formulated the research-question: Taking into account the official curricular documents (OCD) guidelines, will the PA in the ST be associated with the development of scientific literacy in the scope of an Education for Sustainability (ES)? The main goals were: to know the frequency of the proposed PA, by objectives and ST; to identify the distribution of PA according to the typology; to verify if the predominance of a PA typology exists; to establish a relationship between the prevailing PA and the OCD. The analysis of the results revealed that there is a diversity of PA, in both number and typology, but they are not always in agreement with proposed in the OCD.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPires et al. 2020, ‘Atividades práticas em manuais de ciências naturais do 3.º ciclo’, Comunicações Geológicas, vol. 107, nº 1 (especial), pp. 173-174pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34637/4xep-7w13
dc.identifier.eissn1647-581X
dc.identifier.issn0873-948X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.9/3806
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologiapt_PT
dc.relationFCT (projetos UID/Multi/00611/2019 e UID/BIA/04004/2019).pt_PT
dc.relationFEDER através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (projeto: POCI-01-0145- FEDER-006922).pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.lneg.pt/wp-content/uploads/2020/09/39_Pires.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAtividades práticaspt_PT
dc.subjectDocumentos curriculares oficiaispt_PT
dc.subjectManuais escolarespt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectPractical activitiespt_PT
dc.subjectOfficial curricular documentspt_PT
dc.subjectTextbookspt_PT
dc.titleAtividades práticas em manuais de ciências naturais do 3.º ciclopt_PT
dc.title.alternativePractical activities in textbooks for the middle school in natural sciencespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.endPage174pt_PT
oaire.citation.issueFascículo especial Ipt_PT
oaire.citation.startPage173pt_PT
oaire.citation.titleComunicações Geológicaspt_PT
oaire.citation.volume107pt_PT
person.familyNameFrancisco Ramos Pires
person.familyNameP. Correia
person.familyNameAbrantes
person.givenNameEstefânia
person.givenNameGina
person.givenNameIsabel
person.identifier.ciencia-idD014-1881-7899
person.identifier.ciencia-idC712-C3B2-3C2B
person.identifier.ciencia-id1311-865E-D252
person.identifier.orcid0000-0002-3390-6867
person.identifier.orcid0000-0002-0269-7564
person.identifier.orcid0000-0002-8761-2151
person.identifier.scopus-author-id6602847896
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationafd7623d-7ad5-4546-8ab5-a2f46f1d905d
relation.isAuthorOfPublicationab1532fc-d571-423b-8d33-290f7c9deabb
relation.isAuthorOfPublication59c91da3-3b14-4cd7-a8ec-693a32fea6a5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryafd7623d-7ad5-4546-8ab5-a2f46f1d905d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
atividades-práticas-em-manuais-de-ciências-naturais.pdf
Size:
264.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format