Repository logo
 
Publication

Falhas e dobras: um estudo quasi-experimental com o ensino baseado em modelos

dc.contributor.authorRibeiro, M.
dc.contributor.authorCardoso, Alexandra
dc.contributor.authorVasconcelos, Clara
dc.date.accessioned2022-03-07T16:29:35Z
dc.date.available2022-03-07T16:29:35Z
dc.date.issued2020-08
dc.description.abstractRESUMO: A geologia é considerada uma ciência histórica e hermenêutica, cujo princípio do Uniformitarismo permite o estudo do presente observando o passado e implica o recurso a analogias. O presente estudo explora o impacto do uso de modelos no desenvolvimento dos raciocínios científico, por analogia e histórico-interpretativo no ensino da geologia. A amostra abrangeu 59 alunos de uma escola do Norte de Portugal a frequentarem o 7º ano de escolaridade de ciências naturais. A amostra foi dividida em dois grupos experimentais [grupo 1 (n=17); grupo 2 (n=21)] e um de controlo [grupo 3 (n=21)]. Nos grupos experimentais foi usado um ensino baseado em modelos (model-based teaching) enquanto no grupo de controlo recor reu-se ao ensino tradicional, expositivo, centrado no professor e nos manuais. O trabalho de modelação nos grupos experimentais foi desenvolvido utilizando um modelo de ensino (físico não análogo) sobre a formação de falhas e dobras e obteve impacto positivo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Geology is considered an historic and hermeneutic science whose fundamental principle of Uniformitarianism allows geologist to understand the past observing the present. The current study explores the impact of using models in the development of the scientific reasoning, analogic reasoning and the historical and interpretive reasoning. The sample included 59 seventh grade natural sciences students, from a school located in the north of Portugal. The sample had two experimental groups [group 1 (n=17); group 2 (n=21)] and a control one [group 3 (n=21)]. In the experimental groups it was applied a model-based teaching methodology, while the control group was submitted to the traditional method (lectures and textbook reading). The modelling work, with a positive impact in the experimental groups, was developed using a teaching model (physical and non-analogue) on the formation of faults and folds.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRibeiro, Cardoso & Vasconcelos 2020, ‘Falhas e dobras: um estudo quasi-experimental com o ensino baseado em modelos’, Comunicações Geológicas, vol. 107, nº 1 (especial), pp. 165-166. https://doi.org/10.34637/35h3-9d40pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34637/35h3-9d40
dc.identifier.eissn1647-581X
dc.identifier.issn0873-948X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.9/3796
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologiapt_PT
dc.relationPrograma de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D com referência UID/GEO/04683/2013.pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.lneg.pt/wp-content/uploads/2020/09/36_Ribeiro-et-al.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectModelos geológicospt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectRaciocínio científicopt_PT
dc.subjectRaciocínio por analogiapt_PT
dc.subjectRaciocínio histórico-interpretativopt_PT
dc.subjectGeological modelspt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectScientific reasoningpt_PT
dc.subjectAnalogic reasoningpt_PT
dc.subjectHistoric-interpretative reasoningpt_PT
dc.titleFalhas e dobras: um estudo quasi-experimental com o ensino baseado em modelospt_PT
dc.title.alternativeFaults and folds: a quasi-experimental study with model-based teachingpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.endPage166pt_PT
oaire.citation.issueFascículo especial Ipt_PT
oaire.citation.startPage165pt_PT
oaire.citation.titleComunicações Geológicaspt_PT
oaire.citation.volume107pt_PT
person.familyNameCardoso
person.familyNameVasconcelos
person.givenNameAlexandra
person.givenNameClara
person.identifier.ciencia-id021D-23F2-D2D2
person.identifier.ciencia-id3313-76C3-8F08
person.identifier.orcid0000-0002-5407-1117
person.identifier.orcid0000-0002-4524-9788
person.identifier.scopus-author-id57191385001
person.identifier.scopus-author-id35957427600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication23e5b598-8a26-4e8d-8be6-c4e88797f77f
relation.isAuthorOfPublicationf69aaafe-19d8-4011-b112-45a8bb61ce9d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf69aaafe-19d8-4011-b112-45a8bb61ce9d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
falhas-e-dobras-um-estudo-quasi-experimental.pdf
Size:
473.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format