Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Estudos geológicos aplicados à indústria extractiva de mármores no Anticlinal de Estremoz : o caso do Núcleo de Pardais

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Com93_p159.pdf12.34 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

O Anticlinal de Estremoz é um dos principais centros mundiais produtores de mármores para fins ornamentais, no qual estão legalmente definidas unidades de ordenamento afectas a esta actividade. Para poder continuar nesta posição privilegiada, tem sido objecto de estudos que visam melhorar a sua caracterização e permitir adaptar a sua exploração às crescentes exigências de eficácia ambiental e económica. Neste trabalho, apresentam-se alguns estudos de carácter geológico que envolveram cartografia litoestrutural, levantamentos de fracturação e realização de sondagens que tiveram como objectivo contribuir para o ordenamento da actividade extractiva da unidade UNOR 5 - Pardais. Foi elaborada uma Carta de Risco Geoeconómico para esta UNOR que pretende classificá-la em função da sua maior ou menor aptidão para a produção de mármore ornamental.

Descrição

Palavras-chave

Indústria extractiva Rochas ornamentais Mármores Fracturação Sondagens Cartografia geológica Núcleo de Pardais (Portugal) Anticlinal de Estremoz (Portugal)

Contexto Educativo

Citação

Henriques, Paulo; Carvalho, Jorge M. F.; Falé, Patrícia; Luís, Gabriel - Estudos geológicos aplicados à indústria extractiva de mármores no Anticlinal de Estremoz : o caso do Núcleo de Pardais. In: Comunicações Geológicas, Tomo 93 (2006), p. 159-184

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Licença CC