Advisor(s)
Abstract(s)
A poluição das águas subterrâneas por nitratos de origem agrícola está relacionada com a vulnerabilidade dos sistemas aquíferos e com as práticas de gestão e fertilização com compostos azotados. O presente estudo aborda o risco de poluição do Sistema Aquífero dos Gabros de Beja, a partir de uma abordagem multidisciplinar do sector de Serpa-Brinches, com base na aplicação de índices empíricos e de mapas de isoprobabilidade da ocorrência de nitratos exceder 50 mg/l no período de 1997 a 2000. Os resultados obtidos evidenciam uma boa correlação entre as áreas predominantemente agrícolas e as classes mais elevadas dos índices analisados, que são concordantes com as áreas de maior probabilidade de ocorrência de nitratos. Este estudo aponta para a necessidade urgente de aplicação do Código de Boas Práticas Agrícolas no sentido de cumprir as orientações da Directiva 91/676/CE e da Directiva Quadro da Água.
Description
Keywords
Aquíferos Águas subterrâneas Poluição difusa Nitratos Sistema Aquífero dos Gabros de Beja (Portugal) Rio Guadiana (Portugal)
Citation
Serra, Elisabete M.; Paralta, Eduardo; Nascimento, João N.; Ribeiro, Luís F. Análise comparativa de dois índices de poluição agrícola no Sistema Aquífero dos Gabros de Beja, sector da margem esquerda do Rio Guadiana. In: Jornadas Luso-Espanholas sobre Águas Subterrâneas no Sul da Península Ibérica, Faro, Portugal, 23-27 de Junho de 2003