Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Caracterização petrográfica e geoquímica dos magmatitos da região do Sardoal, Abrantes, e seu enquadramento geodinâmico

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Com93_p5.pdf10.19 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Os magmatitos do Sardoal estão inseridos na Unidade dos Ortognaisses de Mouriscas, considerada de idade proterozóica. Apresentam intercalações mesocratas, com estruturação idêntica à dos gnaisses e intercalações máficas com diferente estruturação. Os Gnaisses do Sardoal exibem deformação variável, desde texturas com foliação milonítica a texturas metaígneas. Correspondem a rochas ácidas, sub-alcalinas, com assinaturas geoquímicas características de ambiente de arco continental. As Rochas Intercaladas apresentam foliação bem desenvolvida, composição básica (as máficas) e intermédia (as mesocratas) e assinaturas geoquímicas indicativas de diferentes fontes. Sugere-se que as Rochas Intercaladas correspondam a termos de sequências sub-alcalinas de diferente natureza - as intermédias relacionadas com ambiente de arco continental e as máficas, ou inseridas em ambiente do mesmo tipo ou de intraplaca continental. Estes dados permitiram correlacionar as rochas desta região com o arco vulcânico já definido no NE da ZOM e que deverá estar relacionado com o fecho da orogenia cadomiana.

Descrição

Palavras-chave

Petrografia Geoquímica Magmatitos Geodinâmica Região do Sardoal (Concelho de Abrantes, Portugal) Zona de Ossa-Morena (Portugal)

Contexto Educativo

Citação

Henriques, Susana; Ribeiro, Maria Luísa; Moreira, M. E. - Caracterização petrográfica e geoquímica dos magmatitos da região do Sardoal, Abrantes, e seu enquadramento geodinâmico. In: Comunicações Geológicas, Tomo 93 (2006), p. 5-22

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Licença CC