Advisor(s)
Abstract(s)
Na região de Cabeço dos Poupos (Sabugal, centro de Portugal) afloram várias soleiras e filões aplito-pegmatíticos, com assinaturas mineralógica e geológica típicas de pegmatitos REL-Li, que se integram no subtipo berilo-columbite-fosfato. Trata-se de aplito-pegmatitos de elementos raros com um grau moderado de evolução geoquímica. A moscovite primária é facilmente reconhecida, do ponto de vista textural e geoquímico, como constituindo a mica dominante nos aplito-pegmatitos desta região. Contudo, também ocorre moscovite litinífera e zinvaldite tabular, de cristalização precoce. Em alguns destes filões, reconheceu-se a presença de micas tardias, com composições de moscovite litinífera, zinvaldite, lepidolite e polilitionite. Em geral, as micas litiníferas tardias mostram contactos bruscos com as micas mais precoces. As micas litiníferas revelaram teores de Fe+Mg, Li, Rb e F mais elevados do que a moscovite primária, sendo, por outro lado, mais empobrecidas em AlVI, AlIV+AlVI e OH.
Description
Keywords
Geoquímica Aplitos Pegmatito granítico Micas Pegmatito litinífero Cabeço dos Poupos (concelho do Sabugal, Portugal) Portugal (Centro)
Citation
Silva, P. Bravo; Neiva, Ana M. R.; Ramos, J. M. Farinha - Micas litiníferas dos aplito-pegmatitos graníticos de Cabeço dos Poupos, Sabugal (Centro de Portugal) = Lithium micas of granitic aplite-pegmatites from Cabeço dos Poupos, Sabugal (Central Portugal). In: Livro de Actas do VIII Congresso Ibérico de Geoquímica, XVII Seminário de Geoquímica, Castelo Branco, 24-28 Setembro 2011