Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

A hidrometalurgia na recuperação de metais contidos em resíduos ricos em zinco

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
TeseDoutoramento_FPedrosa.pdf17.8 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Autores

Pedrosa, Fátima

Resumo(s)

Desenvolve-se um processo de lixiviação de poeiras siderúrgicas e de pilhas esgotadas do sistema electroquímico Zn-MnO2, para a recuperação de zinco e manganês. Na fase de caracterização físico-química verificou-se que ambos os resíduos têm elevados conteúdos metálicos, apresentando uma matriz química semelhante que justifica o desenvolvimento de um processo de reciclagem comum para os dois resíduos. As poeiras contêm 33% Zn, 21% Fe e 1,5% Mn, distribuídos entre as fases da zincite (ZnO) e da franklinite (ZnOFe2O3), e as pilhas 19% Zn, 7,5% Fe e 26% Mn, presentes na zincite, num óxido misto de zinco e manganês (ZnO.MnO2) e no óxido de manganês (IV) (MnO2). Do estudo sistemático da lixiviação do zinco em meio de ácido sulfúrico, conclui-se que em ambos os resíduos, o zinco na forma de zincite reage eficientemente, atingindo-se rendimentos de lixiviação totais usando concentrações de ácido próximas da estequiometria, à temperatura ambiente, com tempos de reacção reduzidos. Numa segunda fase, utilizando condições mais drásticas, recupera-se o zinco da franklinite (poeiras) e o manganês das pilhas. O estudo cinético da lixiviação da franklinite permitiu concluir que o processo é controlado pelo passo químico, enquanto no caso do MnO2 das pilhas existe um processo de controlo reaccional misto.

Descrição

Tese submetida à Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico e aprovada em provas públicas para a obtenção do Grau de Doutor em Engenharia do Ambiente.

Palavras-chave

Zinco Manganês Pilhas Zn-MnO Reciclagem Hidrometalurgia Lixiviação

Contexto Educativo

Citação

Pedrosa, Fátima Maria Leal. A hidrometalurgia na recuperação de metais contidos em resíduos ricos em zinco. Lisboa : Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico, 2013, 323 p.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Licença CC