Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Estudos de Modelos e Caracterização do Comportamento Mecânico da Madeira

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
TESE J. Ant. SANTOS.pdf6.71 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Sendo a madeira um material com características muito próprias, iniciou-se este trabalho com uma explicação sobre a sua origem, formação, singularidades e características básicas, nomeadamente as de maior importância para o desempenho estrutural, como o teor em água, as tensões internas e as retracções. De seguida foi revista a teoria da mecânica dos materiais no que se pensa poder ser importante para a compreensão do comportamento da madeira, que se distingue de outros materiais melhor estudados, sobretudo por uma completa anisotropia do arranjo estrutural e propriedades, além de manifestar intensamente a variabilidade normal em produtos de origem natural, o que muito dificulta a sua utilização em projecto. Foi ainda passada em detalhe uma revisão das várias normas e procedimentos relativos à caracterização mecânica da madeira. Em cumprimento dos objectivos do trabalho cumpriu-se um exigente programa de ensaios laboratoriais, não só por procedimentos conhecidos em normas, mas também em repetição de estudos recentes encontrados na bibliografia, e ainda desenvolvimento de novos procedimentos de ensaio. A interpretação dos resultados experimentais permitiu concluir o trabalho com a apresentação de novos modelos destinados à compreensão e caracterização do comportamento mecânico da madeira quando submetida a esforços de flexão, tracção, compressão e corte. Foram também consideradas as vertentes do comportamento reológico, nomeadamente o visco-elasticidade e viscoplasticidade da madeira, através de ensaios de fluência e de relaxação de tensões, assim como a respectiva modelação. Foram também identificadas as dificuldades de aplicação à madeira dos modelos informáticos de cálculo já muito rigorosos na resposta ao comportamento de materiais isotrópicos. O estudo teve como matéria-prima amostras de duas das mais importantes espécies de madeira produzidas em Portugal, o pinho bravo e o eucalipto. Muitas das aplicações práticas encontram-se dependente de cálculo e projecto de elementos estruturais. O aumento da fiabilidade do comportamento mecânico da madeira renova o potencial do seu uso em maior escala e em produtos de maior valor acrescentado, aliando vantagens de segurança, criatividade estética e de uma forma global, um impacte ambiental positivo.

Descrição

Tese de Doutoramento em Engenharia Mecânica, Universidade do Minho, 2007

Palavras-chave

Modelos Mecânica da madeira Módulo de elasticidade Comportamento estrutural Características mecânicas Reologia Models Mechanics of wood Models of elasticity Structural behaviour Mechanical properties Rheology

Contexto Educativo

Citação

Santos, José António. Estudos de Modelos e Caracterização do Comportamento Mecânico da Madeira. Braga: Universidade do Minho, 2007. 273p.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Universidade do Minho - Departamento de Engenharia Mecânica

Licença CC