Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Modelo para a avaliação de «hazard» e risco vulcânico na Ilha do Fogo, Cabo Verde

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Quental_1999_MasterScience_IST.pdf8.85 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

RESUMO: Este trabalho apresenta uma metodologia para avaliar o "hazard" e risco vulcânico inerente à instalação de escoadas lávicas com aplicação à ilha do Fogo, Cabo Verde. Um modelo de simulação de fluxo de lava baseado em Autómatos Celulares é desenvolvido e implementado num Sistema de Informação Geográfica. As escoadas lávicas são visualizadas como um sistema dinâmico de células que evoluem no espaço, discretizado num Modelo Digital de Terreno com células de 14x15 m, e no tempo, de acordo com regras de transição estocásticas dependentes das propriedades físicas de cada célula e da sua relação espacial com as células vizinhas. As simulações são condicionadas à topografia, focos eruptivos, viscosidade empírica, taxa de efusão e volume total de lava. O modelo é aferido e calibrado com a erupção de 1995, usando um conjunto teste de simulações.

Descrição

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Georrecursos

Palavras-chave

Risco vulcânico Escoada lávica Autómatos celulares Simulação SIG Ilha do Fogo (Arquipélago de Cabo Verde) Arquipélago de Cabo Verde Teses

Contexto Educativo

Citação

Quental, Lídia Maria - Modelo para a avaliação de «hazard» e risco vulcânico na Ilha do Fogo, Cabo Verde. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior Técnico, 1999, 98 p.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Licença CC