Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Introdução de Ciência Cidadã na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento : a App AGEO e os riscos naturais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
99_Ramalho et al.pdf999.53 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

RESUMO: O presente trabalho discute a possibilidade e as vantagens da abordagem do conceito de Ciência Cidadã e Observatórios na disciplina Cidadania e Desenvolvimento nos vários ciclos da escola portuguesa. Tendo em conta os objetivos da disciplina e a facilidade dos jovens na interação com smartphones acessíveis a todos, aplicações amigáveis podem ser direcionadas para ajudar os alunos a perceber a importância no envolvimento social, constituindo ferramentas importantes para estes se tornarem cidadãos proativos e empenhados. A App AGEO, desenvolvida no âmbito do Projeto AGEO – Plataforma para a Gestão de Riscos Geológicos do Atlântico, é uma ferramenta que permite aos cidadãos participar na identificação de riscos naturais e na sua comunicação às autoridades, podendo ser utilizada pelos alunos com fins simultaneamente pedagógicos e de cidadania, e como tal perfeitamente adequada para ser abordada no conteúdo da disciplina Cidadania e Desenvolvimento dos vários ciclos do ensino básico e secundário.
ABSTRACT: This paper discusses the possibility and advantages of approaching the concept of Citizen Science and Observatories in the subject Cidadania e Desenvolvimento in the various cycles of the Portuguese school. Considering the objectives of the subject, and the ease of young people interacting with smartphones accessible to all, user-friendly applications can be directed to help students understand the importance of social involvement and constitute important tools for a proactive and committed citizenship. The AGEO App, developed within the scope of the AGEO Project – Platform for the Management of Geological Risks of the Atlantic, is a tool that allows citizens to participate in the identification of natural hazards and their communication to the authorities and can be used by students for both pedagogical and citizenship purposes, and as such perfectly suited to be addressed in the content of the Cidadania e Desenvolvimento subject of the various cycles of basic and secondary education.

Description

Keywords

Ciência cidadã Observatórios de cidadãos Cidadania e desenvolvimento App AGEO Citizen science Citizen observatories AGEO App

Pedagogical Context

Citation

Ramalho, E.C., Quental, L., Pinto, C. & Carrilho Gomes, R. (2025). Introdução de Ciência Cidadã na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento : a App AGEO e os riscos naturais. In: Comunicações Geológicas, 2025, vol. 112, Fascículo Especial I, pp. 491-494. https://doi.org/10.34637/ev2h-2y66

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia

CC License

Altmetrics