Browsing by Issue Date, starting with "2001-11"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Utilização de aplicações informáticas em cartografia ambiental e análise de sistemas hidrogeológicos : exemplos de aplicaçãoPublication . Francés, Alain Pascal; Paralta, EduardoA utilização de tecnologias de informação geográfica, que permitem a aquisição e processamento de dados georeferenciados e a sua manipulação e análise para a elaboração de mapas temáticos e implementação de sistemas de apoio à decisão, são actualmente ferramentas indispensáveis em qualquer estudo no domínio do Ambiente e dos Recursos Hídricos. A aplicação de metodologias integradas permite uma melhor compreensão da multiplicidade de fenómenos que influenciam os sistemas naturais. No presente trabalho indicam-se vários exemplos de aplicação de SIG como ferramenta de representação e análise de informação na forma de cartas de qualidade ambiental no que se refere à contaminação agrícola dos recursos hídricos subterrâneos. Aplicaram-se um conjunto de metodologias: Vulnerabilidade DRASTIC/Indíce de Susceptibilidade e Geoestatística apoiadas por Sistemas de Informação Geográfica para cruzamento de dados e mapeamento de resultados.
- Utilização de ferramentas informáticas no âmbito do estudo dos recursos hídricos subterrâneos do Alentejo, ERHSAPublication . Fernandes, Judite; Francés, Alain Pascal; Costa, Augusto; Midões, CarlaNo âmbito do projecto Estudo dos Recursos Hídricos Subterrâneos do Alentejo (ERHSA) desenvolvido durante os últimos 4 anos sob a coordenação da Comissão de Coordenação da Região Alentejo (CCRA), foram estabelecidas redes de monitorização e aplicadas ferramentas matemáticas que actualmente apoiam a gestão dos recursos hídricos. Estas redes integradas na rede regional de monitorização da qualidade e quantidade da água subterrânea, gerida pela Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território - Alentejo (DRAOT), encontram-se equipadas com sistemas electrónicos de aquisição de dados e, nalguns casos, com teletransmissão (via rede móvel) para monitorização dos potenciais hidráulicos. No processamento e análise dos dados foram utilizados modelos analíticos, geoestatísticos, de simulação de fluxo e de rastreio de partículas. Os outputs gerados foram introduzidos num sistema de informação geográfica que permitiu a análise espacial de diversos parâmetros, o cruzamento entre variáveis e a produção de mapas temáticos.
- Aplicação de um SIG na selecção de locais para implantação de aterros sanitários em áreas vulneráveis à contaminação de aquíferosPublication . Luz, A. P.; Francés, Alain Pascal; Fernandes, Judite; Dill, Amélia CarvalhoNo âmbito de um estágio profissionalizante da licenciatura de Engenharia do Ambiente foi desenvolvida e testada uma metodologia para a selecção de possíveis locais de implantação de aterros sanitários, recorrendo aos sistemas de informação geográfica. A localização deste tipo de infra-estruturas obedece a critérios diversos de natureza geológica, geomorfológica, topográfica, pedológica, biológica, hídrica, hidrogeológica, climatológica, demográfica, usos de solo e acessibilidades. O armazenamento, a integração e a manipulação de toda a informação de base foi possível graças ao desenvolvimento de um SIG, que permitiu igualmente a produção de informação intermédia e a geração do output final de acordo com os critérios exigidos. Para o efeito foi seleccionada uma área de 640 km2 no nordeste alentejano, tendo sido testadas as respostas dadas por este método em locais vulneráveis à contaminação de aquíferos. As áreas geradas pelo Sistema foram validadas no campo verificando-se estarem em conformidade com os condicionalismos introduzidos no sistema. A metodologia que se coloca à discussão tem como objectivo evidenciar as potencialidades dos SIG em análises de macroescala, no contexto do planeamento e do ordenamento do território, em consonância com a gestão de recursos hídricos.
- Aplicação de SIG na avaliação da vulnerabilidade aquífera e cartografia da contaminação agrícola por pesticidas e nitratos na região do RibatejoPublication . Paralta, Eduardo; Oliveira, Manuel M.; Batista, Sofia; Francés, Alain Pascal; Ribeiro, Luís F.; Cerejeira, Maria JoséAs potencialidades dos Sistemas de Informação, ao nível do processamento e análise de dados georeferenciados e da criação de Sistemas de Apoio à Decisão, constituem modernas ferramentas de gestão e ordenamento do território com aplicação crescente em todas as áreas das Geociências e do Ambiente. No seguimento de vários estudos, realizados entre 1991 e 2000, sobre contaminação dos aquíferos por pesticidas e nitratos, na zona do Ribatejo, foram aplicadas metodologias apoiadas por suporte informático para avaliação da vulnerabilidade/susceptibilidade dos aquíferos à poluição e apresentados os respectivos mapas de qualidade ambiental relativamente aos teores de nitratos e alguns herbicidas, particularmente de alacloro, atrazina, metolacloro, metribuzina e simazina na água subterrânea. Os resultados obtidos constituem instrumentos fundamentais na gestão dos recursos hídricos subterrâneos e inclusivamente no estabelecimento de redes de monitorização adequadas em aquíferos vulneráveis.