Browsing by Issue Date, starting with "2003"
Now showing 1 - 10 of 95
Results Per Page
Sort Options
- A certificação de qualidade em sistemas solares para aquecimento de águaPublication . Costa, J. Cruz; Carvalho, Maria João; Mendes, J. Farinha; Prates, Manuel João LopesTendo em atenção a política nacional para o desenvolvimento do mercado da Energia Solar Térmica, motivada pela necessidade de uma maior utilização das Energias Endógenas (Resolução do Conselho de Ministros nº154/2001 de 27 de Setembro), descreve-se a situação actual na área dos Equipamentos Solares para Aquecimento de Água, no que diz respeito à Certificação de Produtos e à Certificação de Pessoas, como medidas necessárias para a Garantia de Qualidade nesta área.
- A lava flow simulation model using a GIS as a contribution for hazard assessment at Fogo island, Cabo VerdePublication . Quental, Lídia; Soares, Amilcar; Gaspar, João LuísABSTRACT: A basic model for lava flows simulation is implemented and applied to the Fogo volcano using as a test the April 95 eruption; the objective is to evaluate and control future occurrences. Using the techniques of Cellular Automata (CA) the lava is considered a dynamic system varying in time and space. A Digital Terrain Model (DTM) using discrete cells of 15 metres is created in a Geographic Information System (GIS). A stochastic simulation process is used to establish the lava flow. The set of simulated images over time periods, allows evaluation of the uncertainty of the spatial dispersion of lava, according to its properties, and elaboration of hazard mapping.
- Colecções paleontológicas estrangeiras do MIGMPublication . Brandão, José Manuel Moraes Vale; Almeida, Joanna P.
- Synopsis of Lunda geology, NE Angola : implications for diamond explorationPublication . Pereira, Eurico; Rodrigues, José Feliciano; Reis, BernardoNo presente estudo, apresenta-se uma síntese da geologia da Luanda (NE de Angola) com vista a um melhor entendimento das ocorrências de jazigos primários e secundários de diamante. As enormes potencialidades diamantíferas da região são encaradas de forma abrangente, apoiadas em primeiro grau na definição do Cratão do Congo, a partir de um núcleo do Arcaico, até aos vários cinturões móveis acretados, sucessivamente, a este núcleo. No conjunto, dão corpo ao edifício cratónico onde a variação do gradiente geotérmico e a curva de estabilidade do diamante são determinantes na génese e transporte até à superfície deste precioso mineral. Giza-se de seguida a evolução da Bacia Central do Congo, grande região situada na zona central de África onde, mercê de drenagem endorreica, se acumulam espessas sequências sedimentares, iniciadas no Paleozóico superior, e que assumem expressão máxima no Meso-Cenozóico. Também se faz referência à deformação pré-atlântica do Cratão do Congo que comanda os processos sedimentológicos, essencialmente terrigenos e continentais, deformação essa que atinge pontos críticos com a abertura do Atlântico Sul. Referem-se as grandes repercussões do "rift" oceânico no interior do cratão, reactivando estruturas tectónicas herdadas de ciclos anteriores com direcções dominantes que controlam, em absoluto, as vindas kimberlíticas e estruturas alcalinas associadas. Dedica-se ainda um largo espaço às unidades sedimentares portadoras de diamante, com especial destaque para a Formação Calonda do Grupo Kwango, Grupo Kalahari e depósitos eluvio-aluvíais do Quatemário que, em fases sucessivas, colectam e redistribuem o diamante. Discute-se, caso a caso, o potencial destas unidades na inventariação e prospecção de jazigos secundários detríticos. A finalizar, faz-se o balanço crítico e alvitram-se as consequências económicas que impendem sobre os jazigos de diamante de Angola, primários e secundários, nas vertentes da sua potencialidade e perspectivas para o futuro.
- Geochemistry of the polyphase metasomatism recorded by volcanic sedimentary rocks adjoining base metal ores at the the Enfermarias prospect, Moura, PortugalPublication . Martins, R.; Mateus, António; Figueiras, Jorge; Oliveira, Vítor M. J.
- Utilização de informação auxiliar (qualitativa e quantitativa) na simulação de variáveis regionalizadas. Aplicação à parametrização da reserva do jazigo aurífero de CastromilPublication . Luís, Gabriel; Sousa, A. J.A estimação geoestatística baseia-se na quantificação da contiguidade espacial de variáveis regionalizadas, para produzir uma imagem das respectivas características médias. No entanto, sabendo que as variáveis que definem um qualquer sistema natural não são totalmente caracterizadas pela amostragem, recorreu-se também à prática ancestral de procurar substituir o desconhecido pelos seus cenários mais prováveis. Deste modo, procedeu-se à sua 'imitação' através do ajustamento de processos estocásticos de simulação geoestatística, capazes de incorporar o processo de estimação seleccionado como o mais adaptado à variabilidade específica do jazigo, e a forma do sistema natural em estudo. Este procedimento permitiu complementar a imagem condicionada mais provável das características médias da variável em estudo, obtidas pela estimação, com os possíveis valores extremos e funções de distribuição, em cada suporte de descritização, que respeitam a variabilidade empírica observada. Nesta perspectiva, apresenta-se o desenvolvimento e aplicação de processos estocásticos de simulação geoestatística à variável principal do jazigo aurífero de Castromil que, em face de oferecer algumas expectativas de exploração, está significativamente amostrado, quer na variável principal (teores de Au) quer nas variáveis complementares (teores de Ag e classificações litológicas e colorimétricas), presentes nos materiais atravessados pelas sondagens de reconhecimento. Estas acções foram efectuadas através de análises e modificações do programa 'Sequential Gaussian Simulation' da biblioteca de programas GSLIB - Geostatistical Software Library.
- Guia de projecto elétrico de centrais eólicas: Projecto elétrico básico e impacto de Centrais Eólicas na rede ElétricaPublication . Rosas, Pedro A. Carvalho; Estanqueiro, Ana
- O fosso da Ribeira de Telhares, SW de Portugal : um elemento pertencente a um alinhamento de grabens subparalelo ao sistema Arrifóias-Aljezur-SinceiraPublication . González-Clavijo, Emilio J.; Dias, Ruben PereiraO fosso da Ribeira de Telhares é uma depressão tectónica de direcção geral N-S e dimensão 5 X 1 km. É controlado por falhas normais longitudinais (N-S) e transversais (ENE-WSW) que, posteriormente, têm movimentação em desligamento esquerdo as longitudinais e direito as transversais. Os dois sistemas de falhas fragmentam o fosso em vários horsts e grabens menores. Os sedimentos que preenchem o fosso foram divididos em duas formações, de Telhares e de Tramagueira, que, por correlação estratigráfica, foram atribuídas ao Tortoniano Superior-Messiniano Inferior e ao Gelasiano, respectivamente. Estes depósitos sedimentares formaram-se em meio continental, com clima sub-húmido sazonal e, provavelmente, relacionados com relevos próximos. Estão parcialmente cobertos por depósitos fluviais quaternários que constituem a planície aluvial actual e por sedimentos quaternários que formam vários sistemas de terraços. Com excepção dos depósitos quaternários, os materiais da cobertura interior do fosso estão falhados e apresentam estruturas interpretadas como paleossismitos. Este fosso faz parte de um sistema de fossos subparalelo ao sistema Arrifóias-Aljezur-Sinceira, situado 25 km para W
- O jazigo da Facuca revisitadoPublication . Noronha, Fernando; Dória, Armanda; Ramos, João FarinhaO jazigo de chumbo da Facuca está localizado a SE de Vila Cova (Serra do Marão). A área é caracterizada pela ocorrência de rochas metassedimentares da Zona Centro Ibérica e por granitos hercínicos. O filão é quartzoso tem uma direcção N130°E e mergulha 50 a 80~ para NE. A muro ocorre uma estrutura brechoide. Distinguem-se três episódios principais de deposição de sulfuretos: um primeiro episódio com Ni, Co, As, Fe; um segundo episódio com As, Fe, Zn, Cu; um terceiro episódio com Pb, Ag. Realizaram-se estudos de inclusões fluidas em quartzo: quartzo límpido contemporâneo do segundo episódio de deposição e quartzo hialino associado à galena. Estudos de microtermometria e espectroscopia Raman revelaram a presença de três tipos de fluidos: (1) aquo-carbónicos; (2) aquosos com baixa salinidade e (3) aquosos muito salmos. Os fluidos aquo-carbónicos são mais precoces e resultaram da interacção rocha/fluido. Os fluidos muito salmos são os mais recentes e os de mais baixa temperatura. Estes últimos fluidos possuem características muito semelhantes às de fluidos associados a estruturas pós-hercínicas que ocorrem por toda a Europa o que sugere que pelo menos parte da história do filão da Facuca seja pós-hercínica.
- How to measure the value from a sustainable point of viewPublication . Alexandre, Jorge; Maia, Anabela; Camocho, David; Rodrigues, Fátima; Henriques, José João M. Silva; Catarino, JustinaEntrepreneurial activities must change when taking into account Sustainable Development paradigm. A new way of evaluating enterprises’ performance which incorporates economical, environmental and social criteria is necessary. Any organisation can no longer work as a “black box”. Society wants to know about the impacts of inputs and outputs of companies’ activities and therefore a continuous process of transparency, communication and continuous improvement is required. Therefore the Value of a company can no longer be seen only as the profi t for its shareholders, but must be extended in an objective way to the other elements of Sustainability: the social and environmental criteria. If Top Management and the VA team are sensitized for the Sustainability principles and for their contribution in creating Value, these aspects will be integrated in the company’s strategic management so that they will contribute for its viability in the long term. This paper aims at presenting a specifi c methodology to support the process of decision making at the level of the practices related to increasing Value towards a Sustainable Entrepreneurial Development. After a study of the possible synergies between tools used by Value Management (mainly Value Analysis) and Environmental Management (Cleaner Production, Eco effi ciency, among others) a methodology, joining them and profi ting from their synergies was developed and tested in several companies.