Volume 112 (2025) Fascículo Especial I - XI Congresso Nacional de Geologia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Volume 112 (2025) Fascículo Especial I - XI Congresso Nacional de Geologia by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- “Diamonds are forever”: O Museu Regional do Dundo e o papel da Geologia da Lunda no renascer de uma instituição histórica de AngolaPublication . Tshibango André, Ilunga; Callapez Tonicher, Pedro Miguel; Andrade, Pedro; Brandão, José Manuel Moraes ValeRESUMO: O Museu Regional do Dundo encerra uma rica história de pesquisas e formação de coleções que remonta à década de 1930. A sua fundação sob tutela da DIAMANG, não teria sido possível sem a intervenção do Administrador da Companhia, Ernesto Jardim de Vilhena (1876-1967), também ele colecionador e neto de Manuel Pereira Jardim (1818-1887), lente de Mineralogia, Geologia e Arte de Minas e responsável pela seção do Museu de História Natural da Universidade de Coimbra. Situado na Lunda Norte (NE de Angola), a sua existência esteve sempre relacionada com a exploração de diamantes. Mundialmente famoso durante o período colonial, devido às suas ricas coleções etnográficas e arqueológicas, a instituição encerrou temporariamente após a independência, renascendo com novo vigor na última década. A Geologia e a exploração mineira ocupam um lugar importante na moderna exposição de longa duração, onde se destacam temas de mineralogia regional, petrologia e mineração de diamantes.
- Questionamento nos manuais escolares do 7.º ano de escolaridade de Ciências Naturais: Das Metas Curriculares às Aprendizagens EssenciaisPublication . Ribeiro, Ana; Nunes, Carolina; Alegria, Patricia; Torres, JoanaRESUMO: O manual escolar é um recurso didático muito utilizado em contexto escolar. Deste modo, a qualidade deste recurso é crucial devendo ser elaborado de forma correta, completa e diversificada. O objetivo deste estudo é avaliar o questionamento do subtema “Estrutura e dinâmica interna da Terra” presente nos manuais do 7.º ano de escolaridade da disciplina de Ciências Naturais. Para esta análise, utilizaram-se três livros recentes e as correspondentes versões anteriores. Com este estudo foi possível concluir que houve uma redução do número global de questões nos manuais novos. Também foi possível verificar que as questões são maioritariamente enciclopédicas (questões de baixo nível cognitivo) e que apenas foram encontradas algumas questões interdisciplinares. Relativamente às questões de avaliação de diagnóstico, estas são pontuais ou mesmo inexistentes. Os resultados obtidos, com a avaliação desta subunidade, não se coadunam com as orientações curriculares exaradas pelo Ministério da Educação.