Volume 112 (2025) Fascículo Especial I - XI Congresso Nacional de Geologia
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- “Diamonds are forever”: O Museu Regional do Dundo e o papel da Geologia da Lunda no renascer de uma instituição histórica de AngolaPublication . Tshibango André, Ilunga; Callapez Tonicher, Pedro Miguel; Andrade, Pedro; Brandão, José Manuel Moraes ValeRESUMO: O Museu Regional do Dundo encerra uma rica história de pesquisas e formação de coleções que remonta à década de 1930. A sua fundação sob tutela da DIAMANG, não teria sido possível sem a intervenção do Administrador da Companhia, Ernesto Jardim de Vilhena (1876-1967), também ele colecionador e neto de Manuel Pereira Jardim (1818-1887), lente de Mineralogia, Geologia e Arte de Minas e responsável pela seção do Museu de História Natural da Universidade de Coimbra. Situado na Lunda Norte (NE de Angola), a sua existência esteve sempre relacionada com a exploração de diamantes. Mundialmente famoso durante o período colonial, devido às suas ricas coleções etnográficas e arqueológicas, a instituição encerrou temporariamente após a independência, renascendo com novo vigor na última década. A Geologia e a exploração mineira ocupam um lugar importante na moderna exposição de longa duração, onde se destacam temas de mineralogia regional, petrologia e mineração de diamantes.
- Questionamento nos manuais escolares do 7.º ano de escolaridade de Ciências Naturais: Das Metas Curriculares às Aprendizagens EssenciaisPublication . Ribeiro, Ana; Nunes, Carolina; Alegria, Patricia; Torres, JoanaRESUMO: O manual escolar é um recurso didático muito utilizado em contexto escolar. Deste modo, a qualidade deste recurso é crucial devendo ser elaborado de forma correta, completa e diversificada. O objetivo deste estudo é avaliar o questionamento do subtema “Estrutura e dinâmica interna da Terra” presente nos manuais do 7.º ano de escolaridade da disciplina de Ciências Naturais. Para esta análise, utilizaram-se três livros recentes e as correspondentes versões anteriores. Com este estudo foi possível concluir que houve uma redução do número global de questões nos manuais novos. Também foi possível verificar que as questões são maioritariamente enciclopédicas (questões de baixo nível cognitivo) e que apenas foram encontradas algumas questões interdisciplinares. Relativamente às questões de avaliação de diagnóstico, estas são pontuais ou mesmo inexistentes. Os resultados obtidos, com a avaliação desta subunidade, não se coadunam com as orientações curriculares exaradas pelo Ministério da Educação.
- (RE)cristalização ou (NEO)cristalização. Conceitos em manuais escolares de Biologia e Geologia 11.° anoPublication . Silva Marques, Carla Sofia; Barata, Carlos; Carvalho Soares, Diana; Gomes, Ana; Lopes, Fernando Carlos; Abrantes, Isabel; da Silva Lopes, Betina; Gomes, Elsa; Callapez Tonicher, Pedro MiguelRESUMO: O metamorfismo, temática incluída nas aprendizagens essenciais da disciplina de Biologia e Geologia do 11.° ano, é entendido como um conjunto de processos geológicos que envolvem modificações no conteúdo/composição mineral e/ou microestruturais de uma rocha, predominantemente no estado sólido. Durante esses processos podem ocorrer a nucleação e o crescimento de novos minerais - neocristalização - e de fases minerais já presentes - recristalização. Esta distinção leva-nos a questionar como é que esta temática é apresentada nos manuais escolares portugueses de Geologia. Para tal, foram analisados três manuais escolares do ano letivo 2022/23 e três do ano letivo 2008/09. Verificou-se que os manuais de 2008/09 referem apenas o processo de “recristalização”. Constatando-se uma evolução positiva nos manuais escolares de 2022/23, mas apenas um introduz o conceito de “neocristalização”. Ainda assim, no geral, estes promovem uma melhor compreensão dos processos que levam à formação de rochas metamórficas.
- Exames sob pressão: análise das questões sobre metamorfismo nos Exames Finais Nacionais de Biologia e GeologiaPublication . Silva Marques, Carla Sofia; Barata, Carlos; Carvalho Soares, Diana; Gomes, Ana; Lopes, Fernando Carlos; Abrantes, Isabel; da Silva Lopes, Betina; Gomes, Elsa; Callapez Tonicher, Pedro MiguelRESUMO: A finalização da disciplina bienal de Biologia e Geologia (BG) pressupõe um exame final nacional (EFN) no 11º ano de escolaridade, que pode constituir um requisito de acesso ao ensino superior. Neste estudo, pretende-se compreender o peso atribuído à temática “metamorfismo e rochas metamórficas”, nos EFN da disciplina de BG da 1.ª e 2.ª fases, entre 2006-2021, e analisar a tipologia dessas questões. Foram analisadas 493 questões de Geologia de 32 EFN, tendo-se quantificado as questões com a temática em estudo (42) e avaliou-se a sua tipologia. Analisados os dados, constatou-se uma representatividade variável entre 5,0% (2020) e 33,3% (2013) na 1.ª fase e entre 5,9% (2016) e 20,0% (2009) na 2.ª fase, o que sublinha a importância conferida a esta temática nos EFN. As questões de escolha múltipla predominam tanto nas provas da 1.ª (34,1%) como da 2.ª fase (27,3%), não se constatando uma distribuição equitativa quanto à tipologia dessas questões.
- Registo Instrumental dos efeitos físicos do Evento de Tunguska no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de CoimbraPublication . Lopes, Fernando Carlos; Gomes, Ana; Ribeiro, PauloRESUMO: A explosão de Tunguska ocorreu na Sibéria Central na manhã de 30 de junho de 1908 (cerca de 0h13, hora GMT), devastando uma vasta área de floresta e desencadeando grandes perturbações geofísicas, meteorológicas e biológicas. Abalos sísmicos, flutuações na pressão atmosférica e anomalias no campo magnético terrestre foram registados em diversas regiões da Eurásia setentrional e central. Nessa época, já se faziam observações magnéticas, meteorológicas e sísmicas no Observatório Meteorológico e Magnético da Universidade de Coimbra (OMMUC). Neste trabalho procedeu-se à análise dos registos sísmicos e magnéticos do património documental do antigo OMMUC, de modo a identificar qualquer perturbação que pudesse ser atribuída ao Evento de Tunguska. Foi possível concluir que, enquanto a vibração sísmica causada pela explosão de Tunguska foi registada, o mesmo não aconteceu com a perturbação magnética.
- Os Observatórios de Astronomia e Geofísica da Universidade de Coimbra: Uma história ilustrada por alunos dos ensinos básico e secundárioPublication . P. Correia, Gina; Bandeira de Figueiredo, Fernando JoséRESUMO: O Projeto ‘O Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra: História e Património das Ciências da Terra e do Ambiente em Portugal’ (HISTIGUC) envolveu professores e alunos dos ensinos básico e secundário em atividades relacionadas com a história da ciência entre os anos de 2018 e 2023. Este artigo tem como objetivo descrever uma dessas atividades que envolveu professores e alunos no desenho de vários episódios históricos da vida científica dos Observatórios da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra, com o objetivo de ilustrar um livro sobre a história destes dois estabelecimentos científicos. Os trabalhos dos alunos foram desenvolvidos durante os anos letivos 2021/2022 e 2022/2023 e culminaram na elaboração de um e-book havendo planos futuros para publicar uma versão em papel.
- EGU Geosciences Education Field Officers: um programa internacional para a promoção do ensino das geociênciasPublication . P. Correia, Gina; Berenguer, J.L.; Pereira, HélderRESUMO: O programa Geosciences Education Field Officers (GEFO), criado e apoiado pelo Comité de Educação da European Geosciences Union, teve início em 2019 em seis países (Espanha, França, Índia, Itália, Marrocos e Portugal) e foi expandido em 2022 estando, atualmente, em desenvolvimento em 19 países europeus e não europeus. Está a ser preparada uma nova expansão do programa, prevista para 2025. O principal objetivo desta iniciativa é promover o desenvolvimento do ensino das geociências, através da organização e realização de oficinas interativas para professores, no ativo e em formação, dos ensinos básico e secundário. Esta iniciativa pretende fomentar o ensino das geociências, particularmente a componente prática, e contribuir para a concretização Pacto Ecológico Europeu e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
- Educação, Ciência e Património Natural do concelho de Torres NovasPublication . Batista, Adriana; Silva, P.; Cadima, S.; Cabral, J.RESUMO: A aprendizagem das ciências baseada em atividades de cariz experimental promove o contacto com sistema natural e apresenta grande relevância no processo de aprendizagem destas áreas junto do público infantojuvenil. Nesse sentido, o Município de Torres Novas tem desenvolvido um conjunto de projetos e iniciativas, nomeadamente Ciência sobre Rodas, À Descoberta – Atividades Interpretativas no Património Natural de Torres Novas e Asas da Ciência – Feira de Ciências, que pretende incentivar e fomentar o ensino das ciências, a literacia científica e a descoberta do património natural junto da comunidade escolar. Nestes projetos são realizadas um conjunto de atividades experimentais e visitas de campo ao património natural local, sendo uma oportunidade única para os estudantes poderem observar in situ os conteúdos aprendidos e adquiridos em sala de aula (educação formal), estratégia essa de ensino/aprendizagem que estimula o interesse e a curiosidade dos alunos, conduzindo à sua participação ativa e permitindo a observação direta do mundo que os rodeia. Neste trabalho apresentam-se as atividades desenvolvidas, dando especial enfase às atividades experimentais e aos percursos interpretativos promovidos na área das geociências.
- Viagem à volta do mundo com a Geologia : análise de 611 questões de exames nacionais (2008-2021)Publication . Barata, Carlos; Silva Marques, Carla Sofia; da Silva Lopes, Betina; Carvalho Soares, Diana; Abrantes, Isabel; Gomes, Ana; Lopes, Fernando Carlos; Gomes, Elsa; Callapez Tonicher, Pedro MiguelRESUMO: Este estudo procura compreender a importância dada à georreferenciação de situações reais nas questões de Geologia dos Exames Nacionais (EN) de Biologia e Geologia (BG) portugueses e contextualizá-la com o currículo. Estes exames são obrigatórios para a conclusão da disciplina bienal de BG (10.º e 11.º anos) dos Cursos Científicos e Humanísticos, podendo ainda constituir um requisito obrigatório ou facultativo para o acesso ao ensino superior. Para tal, analisaram-se os grupos de questões de Geologia de 39 EN realizados entre 2008 e 2021, os quais revelaram que a maioria dos grupos de questões de Geologia são enquadrados em cenários científicos georreferenciados (93,6%), sendo os Açores a região citada mais frequentemente. O presente estudo transmite a importância de situações reais, em particular do arquipélago dos Açores, para os conteúdos de Geologia lecionados nos 10.º e 11.º anos, considerando os atributos geológicos desta região e a sua presença frequente nos EN portugueses.
- Janela para os Museus de Ciência PortuguesesPublication . Barata, Carlos; Silva Marques, Carla Sofia; da Silva Lopes, Betina; Carvalho Soares, Diana Rita; Abrantes, Isabel; Gomes, Ana; Lopes, Fernando Carlos; Gomes, Elsa; Callapez Tonicher, Pedro MiguelRESUMO: Enquadrada na implementação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, e nos avanços da tecnologia móvel, este estudo apresenta as fases iniciais da construção da aplicação digital (app), “Janela para os Museus de Ciência Portugueses”, com o objetivo de ser um recurso para o planeamento a longo e médio prazo, nomeadamente na definição de atividades desenvolvidas fora da escola. Atualmente, o estudo centra-se na integração de uma base de dados, com atividades dos museus/centros de ciência portugueses, em particular Geologia, numa app. Esta permitirá aos professores de ciências selecionar exposições e atividades a implementar nos museus, centros de ciência e centros interpretativos portugueses, com foco na Geologia. Apresentam-se as funções, as características e as etapas futuras deste estudo, com o objetivo de construir um recurso valioso para o ensino, incentivando a implementação de atividades de aprendizagem em museus de ciências.