GCG - Comunicações em actas de encontros científicos nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing GCG - Comunicações em actas de encontros científicos nacionais by Title
Now showing 1 - 10 of 57
Results Per Page
Sort Options
- Análise da dispersão das ondas de Rayleigh na Madeira, a partir do ruído ambiente como ferramenta de avaliação do potencial geotérmicoPublication . Matos, Catarina; Silveira, Graça; Matias, Luís; Caldeira, Rita; Rosa, Carlos J. P.; Ribeiro, Maria Luísa; Dias, Nuno; Krueger, Frank; Nunes, Joana; Rosa, Diogo
- Aplicação multimédia -Em Busca dos Fósseis...- dirigida aos alunos do 3º cicloPublication . Silva, Rita; Fernandes, JuditeApresentação de uma aplicação multimédia desenvolvida no âmbito de um projecto Ciência Viva, com vista à divulgação e ensino da Geologia, dirigido ao 3º ciclo do ensino básico.
- Caracterização das principais unidades vulcano-estratigráficas da ilha de São Tomé, Golfo da GuinéPublication . Caldeira, Rita; Madeira, J.; Munhá, José; Afonso, Rui S.; Mata, João; Tassinari, Colombo C. G.; Nascimento, E.
- Cartografia geológica digital inédita, escala 1:50.000, de Timor LestePublication . Rocha, M. S.; Leme, J. Azeredo; Costa, Carlos N.; Caetano, Paulo Sá; Rocha, Rogério Bordalo
- Cartografia geológica e edição da Carta da Guiné-BissauPublication . Alves, Paulo; Figueiredo, Vera
- Cartografia geológica e geoambiental da Beira, Moçambique, à escala 1.50000: resultados preliminaresPublication . Dias, Ruben Pereira; Oliveira, José Tomás; Ramalho, Elsa; Batista, Maria Joao; Fernandes, Judite; Quental, Lídia; Melisse, Dino; Manhiça, Vítor; Ussene, Ussene; Cune, Grácio; Daudi, Elias X.A Carta Geológica e Geoambiental da Beira na escala 1/50000 tem vindo a ser elaborada desde 2007 no âmbito de um projecto de cooperação entre a DNG de Moçambique, o LNEG de Portugal e o IPAD. Alguns dos seus objectivos consistem na identificação e caracterização das diferentes unidades geológicas e respectiva representação cartográfica, reconhecimento dos processos geológicos naturais actuais e avaliação dos problemas ambientais da cidade ao nível da contaminação de águas e solos, recorrendo para tal a um conjunto de metodologias integradas. Apontam-se aqui alguns resultados preliminares.
- Cartografia geológica sistemática para a edição da Folha 43-A, Cuba (Carta Geológica de Portugal, escala 1:50 000) - Ponto da situaçãoPublication . Ferreira, Pedro Tavares; Caldeira, Rita; Piçarra, José Manuel; Dias, Ruben Pereira; Calvo, Rogério; Cunha, Teresa Arriaga; Pestana, Ana Margarida; Pais, João; Ressurreição, RicardoA cartografia geológica sistemática para a edição da Folha 43-A, Cuba, tem vindo a desenvolver-se desde 2009, com base em levantamentos de campo realizados à escala 1:25000. As unidades cartografadas até à actualidade são incluídas (1) no Maciço de Beja - Pórfiros de Baleizão, Dioritos de Monte Novo e Complexo Gabro Diorítico de Cuba, (2) no sector de Montemor-Ficalho - formações meta-sedimentares e vulcano-sedimentares do Neo-Proterozóico ao Carbónico e (3) nos depósitos do Cenozóico - constituídos por alternâncias de sedimentos finos e grosseiros de idades que variam entre o Paleogénico e o Quaternário. Com este trabalho pretende-se apresentar a cartografia geológica desenvolvida até à actualidade na região de Cuba, Alentejo.
- Cartografia hidrogeológica 1/200.000 - conhecimento actual da Folha 2 (Alto Douro e Trás-os-Montes)Publication . Pereira, Ana Paula Teixeira; Santos, Renata
- Ciclicidade e pedogénese em calcários do Jurássico médio : o exemplo da série de Melriça, Serra de SicóPublication . Martins, J. M.; Azerêdo, Ana Cristina; Manuppella, GiuseppeApresenta-se um estudo preliminar sobre a série carbonatada de Pia Furada, na região de Pombal-Sicó, Bacia Lusitânica. Trata-se de uma série do Jurássico médio, onde importantes fenómenos de pedogénese desenvolvem litotipos - brechas e microbrechas - raramente descritos em séries carbonatadas de plataforma interna desta idade, na Bacia Lusitânica. Outros aspectos são abordados, nomeadamente a variabilidade de fácies num espaço temporal relativamente e a ciclicidade presente, característica de ciclos perimareais que geraram sequências de pequena escala e assimétricas, em meio de planície-de-maré/laguna.
- Contribuição para o conhecimento das unidades tectono-estratigráficas do Terreno-Finisterra na região de TomarPublication . Romão, José; Moreira, Noel; Pedro, J.; Mateus, António; Dias, Rui; Ribeiro, AntónioA cartografia geológica do Terreno Finisterra, no sector localizado a E de Tomar, permitiu individualizar uma sucessão tectono-estratigráfica de idade neoproterozóica, que é constituída da base para o topo por: Complexo Gnaisso-Migmatítico de S. Pedro de Tomar, Metagrauvaques e Micaxistos de Junqueira e Ortognaisses de Couço dos Pinheiros. É uma sucessão polimetamórfica, não correlacionável com unidades do Terreno Ibérico. Do ponto de vista tectónico, esta sucessão foi afectada, por fases de deformação Cadomiana, responsáveis pela génese de um bandado metamórfico e xistosidade de orientação NE-SW a E-W, e, posteriormente, por duas fases de deformação varisca. O Terreno Finisterra é limitado a E pela Zona de Cisalhamento Porto-Tomar-Ferreira do Alentejo, de orientação geral N-S e de cinemática direita, que interrompe a continuidade das unidades do Terreno Ibérico e é interpretada com uma estrutura inter-placa do tipo transformante.