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  • Falhas e dobras: um estudo quasi-experimental com o ensino baseado em modelos
    Publication . Ribeiro, M.; Cardoso, Alexandra; Vasconcelos, Clara
    RESUMO: A geologia é considerada uma ciência histórica e hermenêutica, cujo princípio do Uniformitarismo permite o estudo do presente observando o passado e implica o recurso a analogias. O presente estudo explora o impacto do uso de modelos no desenvolvimento dos raciocínios científico, por analogia e histórico-interpretativo no ensino da geologia. A amostra abrangeu 59 alunos de uma escola do Norte de Portugal a frequentarem o 7º ano de escolaridade de ciências naturais. A amostra foi dividida em dois grupos experimentais [grupo 1 (n=17); grupo 2 (n=21)] e um de controlo [grupo 3 (n=21)]. Nos grupos experimentais foi usado um ensino baseado em modelos (model-based teaching) enquanto no grupo de controlo recor reu-se ao ensino tradicional, expositivo, centrado no professor e nos manuais. O trabalho de modelação nos grupos experimentais foi desenvolvido utilizando um modelo de ensino (físico não análogo) sobre a formação de falhas e dobras e obteve impacto positivo.
  • Geologia no dia-a-dia: quando educação ao longo da vida é ainda necessária
    Publication . Cardoso, Alexandra; Ribeiro, Tiago; Monteiro, L.; Almeida, Angela; Vasconcelos, Clara
    RESUMO: O presente estudo teve como propósito averiguar se os indivíduos frequentadores de uma universidade sénior possuíam conhecimentos relativamente à utilização de recursos geológicos na produção de produtos usados no seu dia-a-dia. Foi realizado um levantamento (survey), aplicando um questionário validado. A amostra era constituída por 51 indivíduos, associados de uma universidade sénior, com uma idade média de 71 anos. A análise dos questionários, baseada na estatística descritiva e no teste independente do qui-quadrado, possibilitou verificar que os participantes apresentam alguma literacia no que concerne à temática da geologia no dia-a-dia. Contudo, era expectável a existência de conhecimentos mais vastos. A intervenção neste tipo de instituições afigura-se importante para o desenvolvimento de cidadãos informados e capazes de usar a literacia científica para seu proveito e para benefício de toda a sociedade.