Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Reabilitação do ravinamento de São Pedro de Moel de dezembro de 2017. Caracterização geotécnica e proposta de intervenção
    Publication . Quinta-Ferreira, Mário; Carvalho, João; Henriques, J. P.; Marques, E.
    RESUMO: A proposta de resolução dos problemas gerados pelo ravinamento profundo em São Pedro de Moel foi baseada no reconhecimento dosterrenos afetados e na determinação das suas propriedades geotécnicas. Verificou-se que apenas as areias eólicas apresentam problemas de erosão superficial por escorrência de caudais elevados sobre a superfície do talude. As medi das de minimização do problema passam pelo reforço dos sistemas de drenagem pluvial da rua, pela proteção do talude e pela melhoria da qualidade da rede de abastecimento de águas de modo a evitar problemas futuros. Efetuando o reperfilamento do talude para ângulos de 24º e efetuando o seu revestimento com uma máscara de colchão Reno permitem garantir condições de estabilidade a longo prazo. Os solos e materiais arrastados para o fundo do vale deverão ser reutilizados no reperfilamento do talude.
  • O ravinamento profundo de São Pedro de Moel de 10 de dezembro de 2017
    Publication . Quinta-Ferreira, Mário; Marques, E.; Carvalho, João; Henriques, J. P.
    RESUMO: A rotura de uma conduta sob pressão em São Pedro de Moel (Marinha Grande, Portugal) gerou, a cerca de 275 m de distância, um ravinamento profundo em areias eólicas, que cortou a Rua Aníbal Bettencourt e destruiu todas as infraestruturas aí existentes, descalçou muros e fez perigar edificações nas proximidades. A erosão foi causada pelo elevado caudal de água libertada pela rotura, requerendo a intervenção da proteção civil e a reabilitação do local. Como as areias eólicas são facilmente erodíveis e esta ocorrência se verificou nas proximidades de outras duas roturas anteriores, mas de menores dimensões, foi efetuado o estudo pormenorizado das condições que levaram ao ravinamento profundo. Concluiu-se que a principal causa das instabilizações é a fácil erosão hídrica superficial das areias eólicas ao longo do talude, o que é grandemente agravado com o aumento do caudal que provoca a erosão.
  • Caracterização geotécnica do talude norte no Vale da Anta, Cabo Mondego
    Publication . Pratas Silva, Mónica; Quinta-Ferreira, Mário; Andrade, Pedro
    RESUMO: A ocorrência de roturas em taludes (por exemplo, taludes de estradas, frentes de pedreiras e de antigas explorações mineiras), pode causar graves prejuízos económicos e/ou colocar vidas em risco. Assim, é necessária uma intervenção rigorosa e integrada para recuperar taludes abandonados ou instáveis e locais de exploração. Foi estudado um talude rodoviário localizado na zona norte do Cabo Mondego (Vale de Anta) de modo a avaliar possíveis situações de instabilidade e apresentar soluções baseadas na engenharia natural e na restauração geomorfológica. Foi realizada a caracterização geotécnica do talude considerado, que envolveu a realização de ensaios laboratoriais e in situ de determinação das propriedades índice, das propriedades mecânicas e da durabilidade. Também foram utilizados o sistema classificativo Rock Mass Rating (RMR) e o Geological Strength Index (GSI). Na avaliação da estabilidade de taludes utilizaram-se as classificações geomecânicas Slope Mass Rating (SMR) e Q-Slope. A partir da identificação e definição das situações das instabilidades, as quais têm uma maior propensão de ocorrerem na parte do talude mais fragmentado/alterado, apresentaram-se soluções sustentáveis e duradouras.