Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Economia do Hidrogénio Verde: Ferramentas para o Apoio à Decisão [Poster]Publication . Simoes, Sofia; Simões, Teresa; Quental, Lídia; Catarino, Justina; Amorim, Filipa; Brás, Teresa; Patinha, Pedro; Lopes, Tiago; Rodrigues, Carlos; Machado, Susana; Rangel, C. M.; Gírio, Francisco; Picado, Ana; Ponce Leao, Maria Teresa; Portillo, Juan C. C.RESUMO: O Hidrogénio (H2) Verde perspetiva-se como um vetor energético indispensável para alcançar a neutralidade carbónica em 2050, porém a economia deste vetor está em desenvolvimento e os agentes económicos precisam de fontes de informação confiáveis e ajustadas ao contexto nacional e Europeu. Neste sentido, o LNEG desenvolve investigação em vários domínios relacionados com o H2 verde, desde o estudo e desenvolvimento de processos de produção eficientes até a análise e modelos de negócios para estudar a viabilidade económica das cadeias de valor, passando pela análise de políticas públicas e ao mesmo tempo fornecendo informação de alto valor acrescentado para o apoio à decisão de entidades públicas e privadas. Com o objetivo de estabelecer pontes entre a investigação e a economia do H2 verde foram criadas ferramentas associadas à avaliação de projetos presentes e futuros em todas as cadeias de valor relacionadas. Uma destas ferramentas é o Atlas Nacional do H2 Verde Sustentável (LNEG, 2022) disponível para o público desde 2022 e que está a ser atualizado para incorporar os custos de produção, transporte e distribuição do hidrogénio verde em Portugal. O LNEG participa em importantes agendas mobilizadoras, como a Moving2Neutrality (LNEG, 2023) ou a H2Driven (LNEG, 2024), as quais abordam o desafio da transição energética no setor dos transportes, produzindo combustíveis sustentáveis, com um foco no hidrogénio e e-combustíveis verdes. O LNEG está a desenvolver um simulador de custos nivelados do hidrogénio incluindo todas as fases da cadeia de valor (produção, armazenagem, distribuição e transformação) produto da investigação do LNEG com os parceiros da agenda e que será disponibilizado em 2024 para o público geral. Este Poster apresenta o trabalho desenvolvido e em curso para estas ferramentas.
- LNEG-LCOH - Calculadora do Custo Nivelado do Hidrogénio: Descrição e Relatório MetodológicoPublication . Portillo, Juan C. C.; Simoes, SofiaRESUMO: Este documento descreve a metodologia utilizada para a implementação da ferramenta LNEG-LCOH versão 01.2024, a descrição dos módulos, incluindo exemplos de uso e valores de referência. O objetivo da LNEG-LCOH - Calculadora do Custo Nivelado do Hidrogénio (ferramenta LNEG-LCOH) é fornecer um serviço gratuito para a estimativa rápida dos custos em diferentes componentes da cadeia de valor do hidrogénio. A ferramenta está pensada para proporcionar flexibilidade de acordo com as necessidades dos utilizadores e fornecer valores referenciais com base nas tendências atuais. Espera-se que a ferramenta evolua ao longo do tempo para considerar mais componentes e satisfazer as necessidades que possam surgir dos utilizadores.
- LNEG-LCOH - Levelised Cost of Hydrogen Calculator: Description and Methodological ReportPublication . Portillo, Juan C. C.; Simoes, SofiaABSTRACT: This document describes the methodology used for the implementation of the LNEG-LCOH tool version 01.2024, the description of the modules, including examples of use and reference values. The purpose of the LNEG-LCOH - Levelised Cost of Hydrogen Calculator (LNEG-LCOH Tool) is to provide a free service for the quick estimation of costs over different components of the hydrogen’s value chain. The tool is envisioned to provide flexibility according to the needs of the users and to provide referential values based on current trends. It is expected the tool will evolve over time to consider more components and to satisfy needs that may arise from users.
- Project 3.3 -Task 1 Report - Literature review: Hydrogen transport options for vehicle supplyPublication . Costa, Paula; Portillo, Juan C. C.; Simoes, SofiaABSTRACT: Among the different applications in which hydrogen technology has become the protagonist, the transport sector should be particularly mentioned. It is expected that, by 2030, 1 in 12 cars sold in Germany, Japan, California, and South Korea will be powered by hydrogen, and that more than 350,000 hydrogen trucks will be able to transport large quantities of goods, while thousands of trains and ships can carry passengers without emitting carbon dioxide into the atmosphere. The decarbonisation of road transport can be achieved by implementing fuel cells in electric vehicles. Fuel Cell Electric Vehicles (FCEV) are a necessary complement to Battery Electric Vehicles (BEVs). FCEVs are more convenient for long distances with better performance for heavy vehicles that can benefit from the higher autonomy provided by hydrogen for long-distance transport, but it has lower energy efficiency than BEVs (Genovese & Fragiacomo, 2023). However, the possibility of rapid refuelling is an important advantage (Sinigaglia et al., 2017). However, the success of the implementation of this new technology is facing several obstacles. Among them, the lack of suitable and connected infrastructure and the high initial investment cost. So, hydrogen refuelling stations (HRSs) must be fully implemented as they are one of the most important parts of the hydrogen economy in the transport sector.
- Hydrogen storage in PortugalPublication . Simoes, Sofia; Amorim, Filipa; Portillo, Juan C. C.; Machado, Susana; Carvalho, João; Dias, Ruben Pereira; Sampaio, José; Picado, Ana; Catarino, Justina; Rangel, C. M.; Lopes, Tiago; Gírio, Francisco; Ponce Leao, Maria TeresaABSTRACT: This Policy Brief provides an overview of the technologies and challenges associated with hydrogen storage, a fundamental link in the hydrogen value chain. Portugal reached an electricity share of about 70% from renewable energy sources in 2023 (APREN, 2024). It is an outstanding historical achievement. The electricity share from wind energy was 27.3%, followed by hydropower generation with 24.7%, solar with 12.1%, and biomass with about 6%. The Portuguese energy mix has undoubtedly been diversified, but to achieve the national goal of becoming carbon-neutral, it is necessary to increase the efforts to decarbonise our industries, transport, residential, and agricultural sectors. The revised Energy and Climate National Plan (PNEC) 2030 states that about 3 GW of electrolysers shall be installed by 2030, and this will require renewable energy electricity generation capacity in the order of 8.6 GW from different onshore and offshore sources. Solar and wind energy are the technologies expected to grow the most in the next decade. The increase in such renewable energy power plants implies greater integration challenges due to their variability in time. Therefore, incorporating energy carriers that can absorb the excess energy and supply it back when necessary is paramount to guarantee the flexibility needed to maintain our grids operating smoothly and continuously. This could be achieved through hydrogen (H2) production, storage, distribution, transformation into other compounds, and use in different sectors. However, the hydrogen market is incipient. To develop it, it is necessary to rely on emerging technologies that must be tested and then upscaled, counting on the support and involvement of public and private actors.
- Armazenamento de hidrogénio em PortugalPublication . Simoes, Sofia; Amorim, Filipa; Portillo, Juan C. C.; Machado, Susana; Carvalho, João; Dias, Ruben Pereira; Sampaio, José; Picado, Ana; Catarino, Justina; Rangel, C. M.; Lopes, Tiago; Gírio, Francisco; Ponce Leao, Maria TeresaRESUMO: Este Policy Brief fornece uma visão geral das tecnologias e desafios associados ao armazenamento de hidrogénio, um elo fundamental na cadeia de valor do hidrogénio. Portugal atingiu uma quota de eletricidade de cerca de 70% proveniente de fontes de energia renováveis em 2023 (APREN, 2024). Trata-se de um feito histórico sem precedentes. A quota de eletricidade proveniente da energia eólica foi de 27,3%, seguida da geração hidroelétrica com 24,7%, solar com 12,1% e biomassa com cerca de 6%. O mix energético português tem sido, sem dúvida, diversificado, mas para atingir o objetivo nacional de nos tornarmos neutros em carbono, é necessário aumentar os esforços de descarbonização da indústria, dos transportes, da agricultura e do setor residencial. O Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) 2030 revisto estabelece que cerca de 3 GW de eletrolisadores serão instalados até 2030, o que exigirá uma capacidade de geração de eletricidade de energia renovável na ordem de 8,6 GW de diferentes fontes onshore e offshore. As tecnologias que mais deverão crescer na próxima década serão as associadas à energia de origem solar e eólica. O aumento das centrais de energias renováveis de origem solar e eólica implica maiores desafios de integração devido à sua variabilidade no tempo. Portanto, incorporar vetores de energia que possam absorver o excesso de energia e fornecê-la de volta quando necessário é fundamental para garantir flexibilidade ao sistema e manter as redes a funcionar de forma contínua. Um dos vetores poderá estar associado ao hidrogénio (H2); através da produção, armazenamento, distribuição, transformação em outros compostos e utilização em diferentes sectores. No entanto, o mercado do hidrogénio é incipiente. Para desenvolvê-lo, é necessário contar com tecnologias emergentes que devem ser testadas e depois ampliadas, contando com o apoio e envolvimento de atores públicos e privados.
- LNEG, bringing Green H2 research to the economy [Comunicação oral]Publication . Portillo, Juan C. C.; Barbosa, Juliana; Simoes, Sofia; Oliveira, Paula; Amorim, Filipa; Simões, Teresa; Rodrigues, Carlos; Catarino, Justina; Esteves, M. Alexandra; Gano, António; Pinto, P.J.R.; Lopes, Tiago; Costa, Paula; Quental, Lídia; Patinha, Pedro; Machado, Susana; Carvalho, João