Logo do repositório
 
A carregar...
Foto do perfil

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 2 de 2
  • Contributos da Análise das Correspondências como metodologia para a seleção de casos de estudo na avaliação da degradação ambiental de áreas mineiras abandonadas
    Publication . Fonseca, Barbara; Gois, Joaquim; Guerner Dias, António; Garcia Pereira, Henrique
    RESUMO: A negligência para com as áreas mineiras abandonadas no último século tem vindo a preocupar a comunidade científica por poderem representar problemas ambientais, o que tornou necessária a implementação de metodologias capazes de identificar e selecionar casos representativos de áreas alvo para estudo. A aplicação da análise fatorial das correspondências binárias permitiu verificar as semelhanças entre as áreas em estudo e, desta forma, a seleção representativa dos diferentes casos de estudo. Para este trabalho, com a aplicação desta metodologia, foi possível selecionar seis casos de estudo, que são representativos, segundo os critérios adotados, dos principais grupos referentes à degradação ambiental de áreas mineiras abandonadas em Portugal, inseridas na Província Portuguesa Metalogenética Estano-Tungstífera: mina da Cerdeirinha, mina do Pintor, mina do Ramalhoso, mina de Regoufe, mina de Vale das Gatas e mina da Bejanca.
  • Geomatemática Aplicada ao Estudo de Contaminações decorrentes de Áreas Mineiras Abandonadas. O caso de estudo da Mina de Vale das Gatas (Portugal)
    Publication . Fagundes, Isabel; Góis, Joaquim; Fonseca, Barbara; Rodrigues, José Feliciano; Carvalho, Cristina Isabel Paulo; Bravo, Paulo
    RESUMO: O objetivo deste trabalho é a aplicação de uma série de modelos geomatemáticos que analisem, não só o sistema de relações entre os diferentes Elementos Potencialmente Tóxicos (EPT), mas também as suas dispersões espaciais nas áreas circunvizinhas a antigas explorações mineiras abandonadas. O recurso a técnicas da estatística multivariada no âmbito dos Métodos Fatoriais (Análise em Componentes Principais e Análise de Correspondências), aliada a modelos geoestatísticos caracterizadores do comportamento espacial dos EPT, permitem não só efetuar um diagnóstico ambiental do local, mas também equacionar uma eventual viabilidade económica para o reaproveitamento (remineração e revalorização) das escombreiras de antigas explorações mineiras abandonadas.