Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Utilização de geotecnologias na aferição de evolução topográfica aplicada à exploração de massas minerais
    Publication . Duarte, João; Cunha, M.; Gonçalves, Gil; Figueiredo, F.
    RESUMO: A utilização de geotecnologias permite a identificação rápida de áreas com mudança de topografia, quer por escavação ou deposição de resíduos minerais. A avaliação de Modelos Digitais de Superfície (MDS), permite ainda avaliar a evolução do crescimento da vegetação para um dado período de tempo. Este estudo compara, em primeira análise a topografia convencional com o levantamento aerofotogramétrico por Veículo Automático Não Tripulado (VANT) geralmente conhecido por drone, demonstrando as suas vantagens e desvantagens quando aplicados à monitorização de áreas de extração de rochas ornamentais (cálculo de volumes, áreas de exploração e evolução dos trabalhos de exploração).
  • Fotogrametria na caracterização estrutural de maciços calcários
    Publication . Duarte, João; Gonçalves, Gil; Cunha, Marco; Figueiredo, Fernando
    RESUMO: Com a utilização de geotecnologias, em casos particulares, é possível a identificação e caracterização rápida, de estruturas geológicas existentes numa determinada área, sem que para o efeito se tenham despendido recursos mais onerosos. Este trabalho analisa, através dos dados recolhidos pelo levantamento aerofotogramétrico por Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), as ocorrências das descontinuidades existentes no maciço calcário, auxiliando à decisão do planeamento dos trabalhos de exploração. A modelação 3D resultante do processamento dos dados, permite com a utilização da metodologia proposta, a caracterização dessas descontinuidades, assim como o seu tratamento estatístico, com um rigor que a medição tradicional pode não proporcionar.
  • Aplicação do método de resistividade elétrica na caracterização do calcário em exploração numa pedreira de rocha ornamental
    Publication . Gomes, Alexandre; Duarte, João; Ribeiro, Joana
    RESUMO: O principal objetivo deste trabalho foi a caracterização do maciço calcário explorado na pedreira “EM&R nº 6478”, com base na aplicação do método geofísico de resistividade elétrica, tendo em vista a otimização da operação extrativa de calcário para fins ornamentais. Pretende-se identificar as zonas do maciço com coloração acinzentada, que apresentam menor interesse económico. Verificou-se que os valores de resistividade elétrica sofrem variações significativas nas zonas de contato entre as zonas de coloração bege e as zonas de coloração acinzentada do calcário. Constatou-se que a tonalidade acinzentada se deve à presença de uma fração argilosa na sua composição, que pode explicar os valores mais baixos de resistividade elétrica. A metodologia utilizada revelou-se bastante eficaz no planeamento futuro da exploração, permitindo uma melhor orientação das frentes de desmonte, tornando a exploração ainda mais rentável.