Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • A unificação dos inventários de geossítios como estratégia para a geoconservação em Portugal
    Publication . Aires, Rafaela; Machado, Susana; Pereira, Paulo; Xavier Matos, João Manuel; Brilha, José
    RESUMO: A unificação dos dois principais inventários de geossítios desenvolvidos em Portugal (LNEG e Universidade do Minho) é importante para a comunidade geológica portuguesa, para o ordenamento do território e para procedimentos de conservação da natureza. Este trabalho visa reforçar a necessidade de prosseguir os esforços para uma estratégia de geoconservação em Portugal, salientando a necessidade de proteção do património geológico português e o seu reconhecimento junto das instituições oficiais de conservação da natureza. É apresentada a metodologia desenvolvida para a fusão dos inventários, com destaque para a definição dos campos de informação.
  • Contribuição dos municípios para a promoção da geodiversidade: o exemplo da iniciativa Geovaldevez
    Publication . Brilha, José; Henriques, Renato; Mota, Teresa; Pereira, Diamantino; Pereira, Paulo
    RESUMO: O conceito de geodiversidade tem vindo a ganhar lentamente reconhecimento social. Os municípios podem desempenhar um papel importante na sensibilização das suas comunidades e dos turistas para a importância da geodiversidade. O município de Arcos de Valdevez, no Norte de Portugal, desenvolveu uma iniciativa para a promoção educativa e turística da geodiversidade local. Esta iniciativa inclui publicações, interpretação geológica de percursos pedestres, um kit educativo para professores, um sítio Web e uma aplicação específicos e um centro interpretativo onde os visitantes podem usufruir de dispositivos 3D e interativos para visualizar a geodiversidade do município.
  • Geossítios portugueses na lista dos Primeiros 100 Sítios de Património Geológico da IUGS
    Publication . Pereira, Paulo; Brilha, José; Machado, Susana; Xavier Matos, João Manuel; Meneses, Salomé; Nunes, João; Porteiro, Andrea; Sá, Artur
    RESUMO: São apresentados os geossítios portugueses que integram a lista dos Primeiros 100 Sítios de Património Geológico da IUGS. A lista resulta de um projeto patrocinado pelo IGCP-UNESCO e pela IUGS, com o objetivo de sensibilizar para a importância das estratégias de geoconservação, para a expansão do conhecimento geológico e para a proteção do património geológico com excecional valor científico e que corresponde a sítios-chave para a compreensão da história geológica do Planeta. Os três geossítios portugueses a integrar este primeiro conjunto de geossítios são as Trilobites Gigantes do Ordovícico Médio da Pedreira de Canelas, a discordância angular Carbonífero-Triássico da Ponta do Telheiro e o Vulcão dos Capelinhos. Os geossítios foram propostos e selecionados tendo em conta critérios científicos que sustentam a sua relevância internacional.