Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Caracterização de taludes localizados na área de CoimbraPublication . Costa, Diana; Andrade, PedroResumo: Neste trabalho efetua-se a caracterização geomecânica e de estabilidade de cinco taludes localizados na área urbana de Coimbra e nas suas imediações. Em dois dos taludes são ocorrentes rochas sedimentares, enquanto os restantes são constituídos por rochas metamórficas, designadamente filádios e metagrauvaques. Procedeu-se a um levantamento de campo e à realização de ensaios de caracterização de resistência, massa volúmica, porosidade aberta e de durabilidade, recorrendo-se à utilização de várias classificações como a Basic Geotechnical Description (BGD), Rock Mass Rating (RMR) e Slope Mass Rating (SMR), bem como de programas informáticos. Os taludes são parcialmente estáveis, de acordo com os resultados do SMR, com exceção do Talude 2, que foi classificado como instável. A partir do estudo efetuado procedeu-se a uma avaliação das várias situações de instabilidade existentes nos taludes considerados, das quais se destacam as quedas de blocos e as roturas em cunha.
- Estudo de materiais rochosos carbonatados localizados nas áreas de Ançã e SouselasPublication . Torres, Jonathan; Andrade, Pedro; Figueiredo, FernandoResumo: Apresenta-se uma caracterização de calcários e margas carbonatadas localizadas nas áreas de Souselas e Ançã. Na primeira área o material rochoso enquadra-se na Formação de São Gião, pertence ao Toarciano, e corresponde a um conjunto margo-carbonatado. As litologias da segunda área enquadram-se nos Calcários de Ançã, de idade do Bajociano Inferior. Na caracterização dos maciços rochosos recorreu-se ao Rock Mass Rating (RMR). Efetuaram-se ensaios como a determinação da massa volúmica aparente, porosidade aberta, ensaio de desgaste em meio húmido, dureza, resistência à carga pontual, resistência à compressão uniaxial, velocidade de propagação de ultrassons e determinação de módulos de elasticidade dinâmicos. A porosidade das rochas carbonatadas de Souselas e Ançã varia, respetivamente, entre 7,4%, e 9,5%, e entre 11,1% e 14,3%. Os maciços rochosos das áreas estudadas são na sua maioria, de acordo com RMR, classificados como de qualidade mediana. Definiram-se as possíveis relações entre os resultados dos vários ensaios.
- Caracterização geotécnica do talude norte no Vale da Anta, Cabo MondegoPublication . Pratas Silva, Mónica; Quinta-Ferreira, Mário; Andrade, PedroRESUMO: A ocorrência de roturas em taludes (por exemplo, taludes de estradas, frentes de pedreiras e de antigas explorações mineiras), pode causar graves prejuízos económicos e/ou colocar vidas em risco. Assim, é necessária uma intervenção rigorosa e integrada para recuperar taludes abandonados ou instáveis e locais de exploração. Foi estudado um talude rodoviário localizado na zona norte do Cabo Mondego (Vale de Anta) de modo a avaliar possíveis situações de instabilidade e apresentar soluções baseadas na engenharia natural e na restauração geomorfológica. Foi realizada a caracterização geotécnica do talude considerado, que envolveu a realização de ensaios laboratoriais e in situ de determinação das propriedades índice, das propriedades mecânicas e da durabilidade. Também foram utilizados o sistema classificativo Rock Mass Rating (RMR) e o Geological Strength Index (GSI). Na avaliação da estabilidade de taludes utilizaram-se as classificações geomecânicas Slope Mass Rating (SMR) e Q-Slope. A partir da identificação e definição das situações das instabilidades, as quais têm uma maior propensão de ocorrerem na parte do talude mais fragmentado/alterado, apresentaram-se soluções sustentáveis e duradouras.
- O Museu Regional do Dundo e a sua envolvente geológica e patrimonial na Província da Lunda NortePublication . Tshibango André, Ilunga; Andrade, Pedro; Callapez Tonicher, Pedro Miguel; Brandão, José Manuel Moraes ValeRESUMO: O Museu Regional do Dundo iniciou a sua atividade em 1936 e é um dos mais importantes de Angola. As áreas mais importantes das suas coleções são a Geologia, Etnografia, Arqueologia, Zoologia e Botânica. O presente trabalho explora a importância patrimonial da geologia regional através da seleção e inventariação de sete locais de importância geológica (LIG’s), com vista à ampliação das coleções e uma integração mais completa do museu ao nível do conhecimento geológico.
- “Diamonds are forever”: O Museu Regional do Dundo e o papel da Geologia da Lunda no renascer de uma instituição histórica de AngolaPublication . Tshibango André, Ilunga; Callapez Tonicher, Pedro Miguel; Andrade, Pedro; Brandão, José Manuel Moraes ValeRESUMO: O Museu Regional do Dundo encerra uma rica história de pesquisas e formação de coleções que remonta à década de 1930. A sua fundação sob tutela da DIAMANG, não teria sido possível sem a intervenção do Administrador da Companhia, Ernesto Jardim de Vilhena (1876-1967), também ele colecionador e neto de Manuel Pereira Jardim (1818-1887), lente de Mineralogia, Geologia e Arte de Minas e responsável pela seção do Museu de História Natural da Universidade de Coimbra. Situado na Lunda Norte (NE de Angola), a sua existência esteve sempre relacionada com a exploração de diamantes. Mundialmente famoso durante o período colonial, devido às suas ricas coleções etnográficas e arqueológicas, a instituição encerrou temporariamente após a independência, renascendo com novo vigor na última década. A Geologia e a exploração mineira ocupam um lugar importante na moderna exposição de longa duração, onde se destacam temas de mineralogia regional, petrologia e mineração de diamantes.