Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Insights about the Sines massif: a reinterpretation of geophysical data to the assessment of the potential for CO2 storage through mineral carbonationPublication . Marques, Fábio; Pedro, J.; Araujo, A.; Moita, Patrícia; Carneiro, Júlio; Sousa, Pedro; Carvalho, João; Correia, AntonioABSTRACT: The InCarbon project aims to evaluate the potential for storage of captured CO2 using in-situ mineral carbonation in mafic and ultramafic plutonic rocks in Alentejo, Portugal. The Sines massif appears to be the most promising massif for mineral carbonation and its geochemistry, petrography, mineralogy, volume and extension are characterized. Its offshore volume and extension are evaluated through reinterpretation of previous geophysical data which confirms the occurrence of two well defined magnetic anomalies. The Sines magnetic anomaly is directly related with the outcropping area of the Sines massif to the continental shelf; three-dimensional modelling (3D) of apparent magnetic susceptibility correlates with a volume of 217 km3.The offshore magnetic anomaly presents an estimated volume of 226 km3 and is located about 10 km from the Sines anomaly to the Southwest. If both anomalies result from a single igneous body, the area of the Sines massif could as be large as 300 km2. However, the possibility of these that those two anomalies correspond distinct mafic igneous structures in the continental shelf cannot be discarded and should be further investigated.
- Geoquímica de sedimentos lacustres em sistemas com elevadas taxas de sedimentação por eventos climáticos extremos: estudos de caso na República DominicanaPublication . Fonseca Araújo, Joana; Nogueira, Pedro; Fonseca, Rita; Pinho, C.; Araujo, A.Resumo: As condições climáticas da República Dominicana são propícias à ocorrência de elevadas taxas de erosão e, consequentemente, a elevadas taxas de sedimentação, prejudicando por isso o potencial de armazenamento de água e de produção de energia eléctrica das barragens. Neste estudo, foram abordadas duas barragens, Tavera e Sabana Yegua, nas quais se amostraram os solos das respectivas bacias de drenagem, bem como os sedimentos de fundo. Recorrendo à análise da química total através de ICP-OES, bem como à análise textural e elementar, pretende-se realizar uma caracterização geoquímica quanto aos elementos maiores e em traço, bem como a avaliação da proveniência dos sedimentos, de modo a determinar a real influência de cada sub-bacia de drenagem no processo de sedimentação das barragens.
- Macrossismicidade associada ao sismo de Arraiolos do dia 15 de janeiro de 2018 com M = 4,9 e eventuais implicações na geometria da ruturaPublication . Araujo, A.; Caldeira, Bento; Martins, Antonio; Borges, José Fernando; Moreira, Noel; Fonseca Araújo, Joana; Maia, Miguel; Vicente, S.; Afonso, P.; Espanhol, D.; Bezzeghoud, MouradRESUMO: Na segunda quinzena de janeiro de 2018 realizou-se um estudo da macrossismicidade associada ao sismo de Arraiolos de dia 15 de janeiro. No presente trabalho descreve-se a metodologia usada na recolha de informação, o tratamento dos dados e a sua representação na forma de mapa de intensidades. A distribuição geográfica das intensidades mostra um alongamento da isossista de intensidade IV na direção N-S e no sentido sul. Este alongamento poderá estar relacionado com uma variação lateral da atenuação, ou com um efeito de sítio. Outra hipótese, menos provável, é que este padrão se deva ao efeito de diretividade originado por uma rutura unilateral com propagação de norte para sul, ao longo de um plano do mecanismo focal. Esta possibilidade, conjugada com evidências para a existência de estruturas ativas WNW-ESE descritas em trabalhos anteriores, levanta a hipótese do designado “cluster sísmico de Arraiolos” estar associado a uma interseção de falhas ativas.
- Cartografia geológica aplicada: Estudo de Impacte Ambiental da Quinta do Carmo (Glória, Estremoz)Publication . Araujo, Alexandre; Moreira, Noel; Folgôa Batista, Maria TeresaRESUMO: No âmbito do estudo de impacte ambiental realizado por uma equipa multidisciplinar para a implementação de um projeto de eco-turismo e de uma barragem na Quinta do Carmo (Glória, Estremoz), realizou-se um estudo geológico detalhado. Coube à “equipa de geologia” a revisão da cartografia geológica, a caracterização geomorfológica e a identificação de potenciais recursos geológicos. Dado que a cartografia geológica existente é de pequena escala (folha 6 da Carta Geológica de Portugal à escala 1/200.000), ou é antiga e desactualizada (folhas 36B Estremoz e 36D Redondo da Carta Geológica de Portugal à escala 1/50.000), optámos por fazer um levantamento geológico de toda a área à escala 1/10.000. Esta cartografia permitiu a revisão da litoestratigrafia, a interpretação estrutural e geomorfológica, a identificação de ocorrências minerais e de pontos de interesse geológico e paisagístico. A nova cartografia geológica contribuiu ainda para os estudos geotécnicos e hidrogeológicos relacionados com o projeto da barragem.
- Locais de interesse geomorfológico dos domínios setentrionais da Zona de Ossa Morena (Portugal): caracterizar para valorizarPublication . Pereira, Diamantino; Moreira, Noel; Moura, Pedro; Martins, Antonio; Araujo, AlexandreRESUMO: O património natural tem vindo a ganhar cada vez maior importância na ótica do ordenamento do território e do turismo de natureza. Este trabalho caracteriza oito sítios de interesse geomorfológico dos domínios setentrionais da Zona Ossa Morena (Alentejo), visando expor o seu valor científico, educativo, cénico e turístico, bem como contribuir para a valorização do território e a sua geoconservação. Seis sítios panorâmicos permitem abordar e interpretar as características dos planaltos de Estremoz e Évora e as formas de relevo que deles se destacam, devido à ação da meteorização sobre as distintas litologias, mas também da tectónica cenozoica. De entre os outros locais, um ilustra um caso de drenagem antecedente e um último evidencia as condicionantes tectónicas na evolução geomorfológica do rio Guadiana.