Repository logo
 
Publication

Questionamento nos manuais escolares do 7.º ano de escolaridade de Ciências Naturais: Das Metas Curriculares às Aprendizagens Essenciais

datacite.subject.fosCiências Naturais
dc.contributor.authorRibeiro, Ana
dc.contributor.authorNunes, Carolina
dc.contributor.authorAlegria, Patricia
dc.contributor.authorTorres, Joana
dc.date.accessioned2025-07-08T15:39:02Z
dc.date.available2025-07-08T15:39:02Z
dc.date.issued2025-04
dc.description.abstractRESUMO: O manual escolar é um recurso didático muito utilizado em contexto escolar. Deste modo, a qualidade deste recurso é crucial devendo ser elaborado de forma correta, completa e diversificada. O objetivo deste estudo é avaliar o questionamento do subtema “Estrutura e dinâmica interna da Terra” presente nos manuais do 7.º ano de escolaridade da disciplina de Ciências Naturais. Para esta análise, utilizaram-se três livros recentes e as correspondentes versões anteriores. Com este estudo foi possível concluir que houve uma redução do número global de questões nos manuais novos. Também foi possível verificar que as questões são maioritariamente enciclopédicas (questões de baixo nível cognitivo) e que apenas foram encontradas algumas questões interdisciplinares. Relativamente às questões de avaliação de diagnóstico, estas são pontuais ou mesmo inexistentes. Os resultados obtidos, com a avaliação desta subunidade, não se coadunam com as orientações curriculares exaradas pelo Ministério da Educação.por
dc.description.abstractABSTRACT: Textbooks are a didactical resource widely used in school context. As so, the quality of such resources is crucial as they should be prepared in a correct, complete and diversified way. The aim of this study is to evaluate the questions of the sub-theme “Structure and internal dynamics of the Earth” presented in the 7th grade Natural Sciences textbooks. For this analysis, three recent books and their previous versions were used. With this study it was possible to conclude that there was a reduction in the overall number of questions in the new textbooks. It was also possible to verify that the majority of the questions were encyclopaedic (questions of low cognitive level) and that only few interdisciplinary questions were found. Regarding diganostic assessment questions, these are occasional or even non-existent. The results obtained with the evaluation of the subtheme are not consistent with the curricular guidelines issued by the Ministry of Education.eng
dc.identifier.citationRibeiro, A., Nunes, C., Alegria, P. & Torres, J. (2025). Questionamento nos manuais escolares do 7.º ano de escolaridade de Ciências Naturais: Das Metas Curriculares às Aprendizagens Essenciais. In: Comunicações Geológicas, 2025, vol. 112, Fascículo Especial I, pp. 495-499. https://doi.org/10.34637/3fbs-b863
dc.identifier.doi10.34637/3fbs-b863
dc.identifier.eissn1647-581X
dc.identifier.issn0873-948X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.9/5966
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherLNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia
dc.relation.hasversionhttps://www.lneg.pt/wp-content/uploads/2025/04/100_Ribeiro-et-al.pdf
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectCiências naturais
dc.subjectEducação em ciências
dc.subjectManuais escolares
dc.subjectNatural sciences
dc.subjectScience education
dc.subjectTextbooks
dc.titleQuestionamento nos manuais escolares do 7.º ano de escolaridade de Ciências Naturais: Das Metas Curriculares às Aprendizagens Essenciaispor
dc.title.alternativeQuestioning in 7th grade Natural Sciences textbooks: From Curricular Goals to Essential Learningeng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage499
oaire.citation.issueEspecial I
oaire.citation.startPage495
oaire.citation.titleComunicações Geológicas
oaire.citation.volume112
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameRibeiro
person.familyNameNunes
person.familyNameAlegria
person.familyNameTorres
person.givenNameAna
person.givenNameCarolina
person.givenNamePatricia
person.givenNameJoana
person.identifier.orcid0009-0004-9022-8793
person.identifier.orcid0000-0002-2510-0580
person.identifier.orcid0009-0003-8472-9471
person.identifier.orcid0000-0002-0399-0922
relation.isAuthorOfPublicationd3c1b809-5db6-4e44-99d8-95480088bd26
relation.isAuthorOfPublication1743a27c-4367-40e6-a51a-2e6fbf588bb5
relation.isAuthorOfPublication9e2212b4-b247-492e-83e3-b65076883ebb
relation.isAuthorOfPublication4c409bd3-6db1-470d-8f0f-f9ff9e2d1780
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd3c1b809-5db6-4e44-99d8-95480088bd26

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
100_Ribeiro et al.pdf
Size:
573.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: