Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

O “Museu de Geologia Colonial" das Comissões Geológicas de Portugal: contexto e memória = The "Colonial Geological Museum" from the Portuguese Geological Survey: context and memories

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
RBHC_Museu Colonial.pdf474.6 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

No decurso da exploração científica dos territórios portugueses em África, nas últimas décadas do século XIX, foram chegando à Comissão Geológica do Reino, com regularidade, diversas colecções de rochas, minerais e fósseis. Esse acervo foi sendo estudado e publicado, permitindo identificar e esboçar, à distância, a distribuição das principais formações geológicas presentes. O reconhecimento da sua importância para a compreensão da geologia das colónias e da África austral no seu todo levou à constituição, em 1905, no seio da Comissão, de um núcleo de geologia colonial que se manteve até meados da década de 1970.

Descrição

Palavras-chave

Comissão Geológica Museu Colónias portuguesas Angola Moçambique

Contexto Educativo

Citação

Brandão, José. O “Museu de Geologia Colonial" das Comissões Geológicas de Portugal: contexto e memória = The "Colonial Geological Museum" from the Portuguese Geological Survey: context and memories. In: Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, (jul - dez 2010), p. 184-199.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Licença CC