Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A metodologia apresentada neste trabalho recorre a uma abordagem holística para caracterizar a distribuição espacial de uma variável quantitativa principal, através da respectiva combinação com informação auxiliar, quantitativa e qualitativa.
Numa primeira fase calculam-se índices de síntese da informação auxiliar, que viabilizam a estimação da variável principal em duas etapas:i) utilização dos índices de síntese para estimar classes da variável principal; ii) utilização destas classes, para condicionar a estimação da própria variável principal.
Sabendo que as variáveis que descrevem um Georrecurso não são totalmente caracterizadas pela amostragem, recorreu-se, numa segunda fase, à prática ancestral de procurar reproduzir o desconhecido por cenários mais possíveis e equiprováveis. Assim, procedeu-se à simulação de imagens através de processos estocásticos de simulação geoestatística, capazes de incorporar a informação auxiliar seleccionada como a morfologia do jazigo em estudo. Estas acções permitiram complementar a imagem condicionada mais provável das características médias da variável principal, obtida pela estimação, com valores extremos e funções de distribuição locais e globais.
A integração de toda a informação disponível na metodologia proposta, é testada na caracterização do jazigo aurífero de Castromil, que em face de oferecer algumas expectativas de exploração, está significativamente amostrado, quer na variável principal teor de ouro quer em variáveis auxiliares quantitativas e qualitativas (teor de prata e classificações litológicas e colorimétricas).
Description
Keywords
Geoestatística multivariada Jazigo aurífero Variável indicatriz Índice de síntese Simulação geoestatística Informação auxiliar
Citation
Luís, António Alberto Gabriel. Utilização de Informação Auxiliar na Estimação e Simulação de Variáveis Regionalizadas. Dissertação apresentada ao Instituto Superior Técnico para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Engenharia de Minas. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior Técnico. 2004