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Rotura de um cabo de catamarã devido à corrosão e fadiga

dc.contributor.authorFerraz, Maria Teresa
dc.contributor.authorFaustino, João
dc.contributor.authorMagalhães, Teresa
dc.date.accessioned2011-02-01T12:17:45Z
dc.date.available2011-02-01T12:17:45Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractAnalisaram-se as causas da rotura prematura da peia da barra de união de cascos de um catamrã. Esta era constituída por um cabo com diâmetro de 16mm composto por 19 arames de aço inoxidável de 3mm de diâmetro dispostos num enrolamento Warrington de duas camadas. O cabo estava cravado ne extremidade de um perno roscado de aço inox que o ligava à barra e o mantinha esticado. A rotura ocorreu no encastramento. Uma parte dos arames fracturou por fadiga e as fissuras iniciaram-se na superfície lateral dos arames, onde se observaram picadas de corrosão formadas em zonas de contacto entre arames ou paredes do tubo, por acção da água do mr, temperatura ambiente, desgaste e esforços aplicados. Recomendou-se a revisão do projecto da peia de forma a eliminar a acumulação de água do mar na parte encastrada.por
dc.identifier.citationFerraz, M. T.; Faustino, J.; Magalhães, T. Rotura de um cabo de catamarã devido à corrosão e fadiga. In: Revista de Corrosão e Protecção de Materiais, 2010, vol 29, nº 2, p. 55-62por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.9/1143
dc.language.isoporpor
dc.subjectCorrosãopor
dc.subjectFadigapor
dc.subjectCabospor
dc.subjectAço inoxidávelpor
dc.subjectÁgua do Marpor
dc.titleRotura de um cabo de catamarã devido à corrosão e fadigapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage62por
oaire.citation.startPage55por
oaire.citation.titleRevista de Corrosão e Protecção de Materiaispor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

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